Quer aparecer aqui?  Veja Como


Fórum Paisagismo Digital

 Fórum  |   Novo Tópico  |   Pesquisar  |   Regras  |   RSS

PROJETO JARDIM NA ESCOLA

Postado em 26/03/2011 10:35:30

OLÁ, SOU PROFESSORA NUMA ESCOLA PÚBLICA E RESOLVI FAZER UM PROJETO DE JARDINAGEM COM MEUS ALUNOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL... A IDEIA É "FLORIR" OS CANTEIROS DA ESCOLA...O PROBLEMA É Q ESTAMOS FAZENDO TUDO SOZINHOS, FALTA MATERIAL E NA MAIORIA DAS VEZES TENHO Q COMPRAR COM MEU SALARIO... GOSTARIA DE SABER QUAIS FLORES PODERIA USAR NOS CANTEIROS QUE BATEM SOL A MANHÃ INTEIRA E METADE DA TARDE... GRATA

Postado em 02/04/2011 17:28:03

Olá gente!!
queria mais uma vez agradecer a todos!!!
Décio, obrigada pela doação. A Bettina me deu a ideia de eu falar com uma floricultura para que as doações viessem no caminhão, mas...aqui não tem floricultura!!! as flores aqui sao vendidas na feira, em pequenos lugares, e só plantas comuns, além de muitas rosas...acho q todas cultivadas por aqui mesmo...
Bom, fui informada essa semana q minha turma de Educação Ambiental será dada para outro professor, entao...acho que meu projeto será "cortado" pela metade...tentarei falar com o outro professor q me substituirá para que dê continuidade no projeto...

aqui nao da pra postar fotos...mas alguns canteiros já estao ficando arrumados!!
Grata à todosssss
Dani Seixas

Postado em 01/04/2011 09:25:24

Oi Daniela,
Sei bem o que estás passando, não como professora, mas paisagista e irmã de diretora de escola estadual (pública).

Fiz um projeto para a escola, que integra o pátio escolar como à extensão da sala de aula, criamos espaços para aulas práticas, recanto de leitura, recanto para os professores, horta comunitária, está com intenção de trazer os pais á participarem, pracinha para os pequenos, quadras de jogos, espaço para eventos, neste projeto quase todas as plantas são nativas e de baixa manutenção, como sabemos quase sempre o pátio escolar é grande e muito mal aproveitado e mantido.

Toda a escola pública, recebe do governo, uma verba para melhorias na escola, todos os anos. É claro que esta verba não cobre nem 1/3 do orçamento, então partimos pra “peleia”, zoneamos as áreas críticas e repartimos o projeto em áreas prioritárias, e estamos procurando patrocinadores, como empresários, floriculturas, a própria CEE que está com um projeto “de toda escola com luz” e estamos engajando a comunidade também. Estamos entrando em contato com o horto da cidade a SMOV, SMAM, enfim todos que poderiam nos ajudar. Mas nestes casos de patrocínio é sempre bom ter um projeto.

Bem, o que quero dizer é que se precisar trocar idéias sobre, manda um email para clarice@jardimcomarte.com.br, assim poderemos nos ajudar. Como disse: a “peleia é feia”, mas se não conseguirmos tudo, pelo menos um pouco já é o bastante!

Para constar, a escola fica em POA/RS e eu moro em Florianópolis/SC.
Um grande abraço e “não desista do teu sonho”
Clarice Kröeff Bergesch

Postado em 01/04/2011 08:22:28

Olá Samuel,
a escola onde trabalho tem canalização de agua potavel, o que não TINHA eram os bebedouros para que pudessemos beber agua...mas graças a Deus este ano esse problema foi resolvido.

Bem, estou muito feliz, na quarta-feira comprei algumas mudas e os alunos levaram mais um tanto de casa, a gente ja conseguiu plantar 12 mudas!!! E para minha surpresa os alunos estão dizendo que estão começando a gostar das aulas..kkk é que no começo a gente passou um bom tempo só limpando...
mas ainda estou triste com os restante dos alunos da escola. Arrumamos um canteiro na quarta pela tarde e na quinta de manha ja tinha lixo em cim das novas mudas plantadas!!!
Acredito que agora está na hora de, junto com o projeto dos canteiros, organizar com os meus alunos uma cartilha se sensibilização para os outros alunos da escola, para que PAREM DE JOGAR LIXO NOS CANTEIROS!!
Nesse fim de semana vou providenciar as plaquinhas para que os alunos possam pintar e colocar algumas frases tipo: "AQUI NÃO É LIXO" "PRESERVE", algo assim. além de ir de sala em sala pedindo aos outros alunos para que mantenham a escola limpa!!

MUITO OBRIGADA A TODOS VC PELO INCENTIVOS, PELA FORÇA. Confesso que ja estava para desistir!!!
Grata!!

Postado em 01/04/2011 06:26:35

Professora Daniela, por favor não desista, fiquei muito sensibilizado pelo seu testemunho, e pelas dificuldades que passou para ter o seu bébé; e ainda assim encontrar forças para fazer o seu trabalho, pela sua coragem; mas olhe os valores que está a transmitir aos seus vão fazer deles melhores humanos no futuro. Não oiça as vozes do negativismo (ou como dizemos em Portugal"dar ouvidos ao velho do Restelo"); lute conjuntamente com os seus alunos e vai encontrar ajuda. Mande-me o seu projeto e o testemunho para meu email, para poder adicionar da minha página do Facebook e através de amigos alguém encontre uma Organização ambiental ou humanitária que possa ajudar...

Fiquei devéras chocado como uma escola não tem canalização de água potável, sendo um direito elementar inscrito nos Direitos Humanos e da Criança.

Com amizade
Samuel
ecoglobal.st@gmail.com

Postado em 31/03/2011 10:41:14


Daniela, fui professora por muitos anos em escola pública e sei exatamente como você se sente! Seu idealismo e sua vontade me comoveram profundamente... lembrei-me do quanto eu queria realizar alguma coisa, mudar a trajetória de vida de meus alunos e, com isto, fazer um pouco pelo país. Não desanime, por favor! Um dia você terá, como eu tenho, a sensação gostosa de ter feito o melhor e não ter abandonado os meus ideais!
Deixo-lhe uma mensagem do Mestre Darcy Ribeiro: "Sou um homem de causas. Vivi sempre pregando, lutando, como um cruzado, pelas causas que comovem. Elas são muitas, demais: a salvação dos índios, a escolarização das crianças, a reforma agrária, o socialismo em liberdade, a universidade necessária. Na verdade, somei mais fracassos que vitórias em minhas lutas, mas isso não importa. Horrível seria ter ficado ao lado dos que venceram nessas batalhas."

Aos prezados parceiros que responderam ao pedido aqui no Forum deixo minha profunda admiração pela sua disposição em contribuir. Não poderia ser diferente: Quem se dedica á natureza é sempre alguém iluminado, do "BEM"
"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da Criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante". Albert Schweitzer

Postado em 29/03/2011 22:12:19

Querida profe,
recebi seu e-mail, e agora que sei um pouco mais da sua realidade,proponho que me envie fotos do entorno dos canteiros, assim poderemos ver com o que vc conta na escola e a partir do que vc tem poderemos aproveitar alguma coisa.
E não importa se todos tentaram e não conseguiram, pense simplesmente que agora é a sua vez de tentar e vamos á luta.
Um grande abraço.

Postado em 29/03/2011 20:54:19

Olá todos,
obrigada pela ajuda que vcs vem me dando...
olha so, a escola fica no interior da Bahia, na cidade de Ilheus, no litoral. É uma escola pública, do Estado, um curso profissionalizante de guia de turismo que tem duração de 4 anos... a turma do 2º ano tem entre 16 e 18 anos e a disciplina é Educação Ambiental para o turismo. Daí pensei na idéia de resgatar os canteiros da escola que já existem, mas só possuem grama e mato pela falta de cuidado, além dos alunos jogarem lixo durante a hora do lanche. Chegamos a encontrar na limpeza dos canteiros até tesoura enferrujada!!! A proposta é que eles aprendam a cuidar do ambiente escolar, se sensibilizem e busquem cuidar melhor da rua onde moram e por fim da cidade que é um lugar turistico. A ideía das arvores frutiferas não cabe. O Pau Brasil também não. Tenho até uma muda mas são 6 canteiros, sendo 1 redondo de mais ou menos 3m de diamentro, e outros 5 retangulares com mais ou menos 1 metro de largura e uns 3 ou 4 de comprimento.
Sou formada em Turismo e não entendo muito de plantas, a não dos meus caqueiros que tenho em casa. Mas quero aprender mais pq sonho em ter uma horta. Pensei até me fazer uma na escola, mas as dificuldades são tantas... hj mesmo sai pra comprar pá para meus alunos com meu salário que ainda nem entrou na minha conta..rs mas quero que meus alunos estudem num ambiente com mais "cor" e cheiro e aprendam a conservar os canteiros.
Adorei a ideia das mandalas de tagetes circundando ervas e temperos; da Betina, cheguei a olhar alguma coisa na internet antes, mas não achei um manual básico pra poder aplicar com meus alunos.
Samuel, é muito complicado trabalhar numa escola onde o professor tem que comprar seu piloto e apagador para poder dar aula. ano passado estava gravida e quase perdi minha bebe por consequencia de 2 meses de infecção urinaria por falta de agua filtrada e banheiro funcionando na escola. os alunos nao tem livros das disciplinas profissionalizantes, tenho q montar apostilas e muitas vezes nem dinheiro pra xeroca-las os alunos tem. os pais só aparecem na escola no final do ano (e olhe lá) para saber se o aluno passou, depois disso, no inicio do ano para matricular o filho. os outros professores dizem que estou perdendo tempo e dinheiro. Alguns disseram que já tentaram esse ideia mas que não tinham ajuda para seguir, mas eu nao quero desistir.
Decio, MUITO obrigada pela sua contribuição, nossa, fiquei muito feliz, deu até vontade de ser paulista..rs, não sei como fazer para que as mudas cheguem até a Bahia sem que morram...
vou deixar meu email tb para que possam entrar em contato. As vezes demoro pra acessar a internet por conta de minha filha, quando chego em casa ela quero toda atenção e além de mamar.
Muito obrigada a todos!!!
danni_seixas@hotmail.com

Postado em 29/03/2011 16:32:29

Olá! Professora Daniela.

Parabéns pela iniciativa nós do Sítio Cambará somos produtores produzimos mudas de Agapantos Azul e Branco, Hemercallis(Lírio amarelo), Lírio Laranja Dobrado, Lírio Vinho entre outras.
Podemos fazer uma doação de 2 dúzias de mudas de cada especie, para seu projeto.
Importante saber onde a escola esta localizada.
Posso trazer as mudas para São Paulo e vc providencia a retirada.
É só confirmar, OK meu e-mail é sitiocambara@ig.com.br
Fico no aguardo.
Abs.
Decio Ambrosio

Postado em 29/03/2011 06:02:30

Parabéns pela sua iniciativa, vou-lhe adiantar uma ideia que o seu projeto tenha um contexto mais ecológico, procure utilizar espécies nativas da região onde se encontre; pois seria muito importante em termos de educação ambiental, os alunos conhecerem as espécies da sua região só assim protegem o que é seu conhecendo... Tente também integrar árvores de fruto, criar uma horta ecológica pois não só cria em contexto de educação ambiental como faz educação alimentar que hoje em dia, as crianças e as pessoas em meio urbano desconhecem de onde vêm os alimentos,( as crianças pensam hoje em dia que aparecem por ato de magia nas parteleiras do supermercado)... E não só a escola fica a produzir alimentos para a cozinha da escola, como produz alimentos saudáveis para as crianças...

Quantos aos apoios não desista, persista com o seu diretor da escola, com os seus colegas, leve a sua ideia a empresários da região, pois de certeza vai encontrar apoios, divulgue na rádio e nos jornais da região, fale com os pais dos alunos, voçê fazendo pressão as pessoas vão aderir ao seu projeto, e que o próprio Ministério da Educação devia implementar em todo o país...
Samuel: ecoglobal.st@gmail.com

12
Página:  de 2    

Login Requerido

Para responder este tópico o login é requerido.
Se você já possui uma conta de usuário por favor faça seu login
Se você não possui uma conta de usuário use a opção Registre-se.


Manual de orçamentos e projetos de consultoria -  Alvarenga Neto
7 Visões
Conheça os melhores softwares para paisagismo e irrigação
Destaque-se no mercado de paisagismo


Cadastre-se Grátis