Quer aparecer aqui?  Veja Como


Fórum Paisagismo Digital

 Fórum  |   Novo Tópico  |   Pesquisar  |   Regras  |   RSS

Postado em 03/05/2011 10:20:34

Olá,eu me chamo Narley,estou cursando o ensino técnico em meio ambiente integrado e gostaria de obter ajuda para desenvolver um projeto de paisagismo dentro do colégio onde estudo,o qual contará como estágio aos alunos e também será uma forma de aprendizado. Como podemos iniciar o projeto? É preciso fazer um estudo da área livre a ser utilizada? Como fazer este estudo? Nem sei por onde começar...
Desde já agradeço.

Postado em 04/07/2011 09:39:36

Olá Gente,
No limite do possível, à disposição : )
São N itens (conforme citado pelos colegas) que precisamos avaliar. Levantamento de idéias e formulação de proposta requer algumas horas de trabalho e se possível, havendo retorno financeiro.

Att;

Braga
https://www.sites.google.com/site/bragajrpaisagista/

Postado em 10/05/2011 12:42:56

Narley,

para começar são necessários vários dados, como por exemplo, em qual região vc está, qual a implantação do local do jardim em relação ao Norte, quais as interferencias de construções, para sabermos as questões de sombreamento, como é a ventilação do lugar, o tipo de solo. São inúmeras questões a serem observadas. Terei prazer em ajudar, se quiser pode me enviar dados por e-mail. Abraços

Postado em 09/05/2011 06:04:18

Olá Nerley, este é o tipo de projetos pelo qual sou verdadeiramente apaixonado e mais deveriam ser incentivados em toda a parte..

Eu como trabalho em Paisagismo Ecológico, logo o meu incentivo é que vá por esse conceito e ainda mais sendo uma de ensino na área ambiental, pois é o mais correto.

Para trabalhar em modo de Paisagismo Ecológico, há que ter em foco o seguinte, clima = Ecossistema que são elo das plantas, água, solo, voçê tem que perceber como funciona o ecossistema da região onde está inserido ciclo de água, das plantas autóctones ou nativas (desde herbáceas, arbutivas, e árvores), qual as espécies de flora e fauna nesse ecossistema que são frágeis ou em perigo de extinção, pois o Paisagismo Ecológico tem com função principal para além do sentido estético, o sentido da proteção da Natureza; e por fim conhecer o solo desde da sua estrutura e textura, como também a bio-edáfico ou seja a sua vida biológica (fungos, bactérias, nemátodos, minhocas, etc.).

Depois replicar o que está no ecossistema ao redor para essa área verde; há também a preocupação com a pegada ecológica da água, primeiro passa por não usar água da rede municipal, a criação do Sistema de Aproveitamento da Agua da Chuva, um sistema de rega racional.

Quanto ao relvados, a sua área não deve ultrapassar 15% da área total de área verde, porque os relvados tem a maior pegada ecológica em espaços verdes no seu geral desde consumo de água, fertilizantes, e tanto nos trabalhos de sementeira e na manutenção imite muito CO2. É também primordial optar por espécies de relva resistentes á seca e a doenças (aqui há que saber qual a melhores espécies para a região.

E por fim e sendo uma escola façam com os resíduos verdes a vossa própria compostagem, criem a vossa horta biológica.

Consulte o site: Convention of Biological Diversity,
- Pode Consultar Paisagismo digital/Projeto de lei para Paisagismo Ecológico
ou fazer download em http: Calaméo/Principios para o Paisagismo Ecológico

Postado em 08/05/2011 21:10:05

Narley,você pagaria por esse projeto?

Página:  de 1    

Login Requerido

Para responder este tópico o login é requerido.
Se você já possui uma conta de usuário por favor faça seu login
Se você não possui uma conta de usuário use a opção Registre-se.


 eBook: 20 plantas comestíveis para o seu jardim
Conheça os melhores softwares para paisagismo e irrigação


Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!