Quer aparecer aqui?  Veja Como


Fórum Paisagismo Digital

 Fórum  |   Novo Tópico  |   Pesquisar  |   Regras  |   RSS

Postado em 21/04/2011 13:08:33

Plantei recentemente 30 mudas de gardênia. Após um período maior de chuvas e adubação, elas tiveram as folhas amareladas e depois alguns pés com folhas pretas.
Li sobre o assunto e todas as características parecem ser a fumagina.

Gostaria de saber como tratar. Já apliquei calda de fumo. Mas parece que o tratamento é lento.
Gostaria que me indicasse um remédio mais eficaz e rápido pois tenho medo de atacar mais plantas.


Postado em 25/04/2011 13:46:45

URINA DE VACA
FONTE DE NUTRIENTES E SUBSTÂNCIAS BENÉFICAS ÀS PLANTAS

A Agricultura Orgânica pode ser definida de diversas maneiras devido à multiplicidade das características envolvidas. Uma boa definição é esta que diz que é "um método de agricultura que visa o estabelecimento de sistemas agrícolas ecologicamente equilibrados e estáveis, economicamente produtivos em grande, média e pequena escalas, de elevada eficiência quanto à utilização dos recursos naturais de produção e socialmente bem estruturados, que resultem em alimentos saudáveis, de elevado valor nutritivo e livres de resíduos tóxicos, e em outros produtos agrícolas de qualidade superior, produzidos em total harmonia com a natureza e com as reais necessidades da humanidade". Dentro da dimensão ecológica da Agroecologia, podemos identificar várias ações no sentido de ecologização dos sistemas produtivos, sendo que essas ações são possíveis de serem realizadas pelos agricultores. Além de conservar e melhorar a fertilidade dos solos, de preservar e ampliar a biodiversidade natural e doméstica, de proteger as fontes e cursos d`água, eliminar o uso de substâncias tóxicas, como os agrotóxicos e adubos sintéticos ou de efeito desconhecido, como os organismos geneticamente modificados, os agricultores deveriam, ainda, se preocupar com a reciclagem e/ou reutilização de materiais, energia e nutrientes. Dentre as possibilidades, em nível de propriedades, de reciclar nutrientes, está a utilização de urina de vaca. A urina, além de fornecer nutrientes e substâncias benéficas às plantas, não custa dinheiro, não é marca registrada de empresa, não causa risco à saúde do produtor e é tão, ou mais, fácil de aplicar que muito agrotóxico. A urina de vaca é um insumo que livra os agricultores da dependência. Na urina de vaca, encontramos vários nutrientes como o nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre, ferro, manganês, boro, cobre, zinco, sódio, cloro, cobalto, molibdênio, alumínio (abaixo de 0,1 ppm), os fenóis, que são substâncias que aumentam a resistência das plantas. Também encontramos o ácido a indolacético, que é um hormônio natural de crescimento de plantas. Portanto, o uso da urina de vaca sobre os cultivos tem efeito fertilizante, fortificante (estimulante de crescimento) e também o efeito repelente devido ao cheiro forte. Como Preparar – A urina deve ser recolhida em um balde e logo após ser envasada em recipiente fechado por no mínimo três dias antes de usar. Em recipientes fechados a urina poderá ser guardada por até um ano. Como Utilizar – Diluir a um por cento (um litro de urina em cem litros de água), fazer pulverizações semanais em hortaliças e em frutíferas a cada quinze dias. Para utilizar no solo, junto ao pé da planta, diluir a cinco por cento (cinco litros de urina em cem litros de água).

Postado em 25/04/2011 12:42:20

Primeiramente é necessário que o diagnóstico de fumagina seja confirmado. Pois a fumagina é uma camada preta que se forma na superfície das folhas, como se fosse uma fuligem. Se ao lavar as folhas elas ficam sem a camada preta, existe grande possibilidade de ser fumagina. O meio mais ecológico de combater é com a limpeza das folhas utilizando sabão de coco em barra. Basta ferver água e dissolver o sabão, aplicando depois de frio nas folhas e lavar após 20 minutos. Após uma semana da limpeza utilizar óleo de neen como repelente. Quanto as folhas amarelas pode ser carencia de ferro, então, após tratar as plantas e eliminar totalmente as pragas, misture sulfato de ferro ao solo conforme instruções do fabricante. Não esqueça que a gardênia necessita de boa luminosidade, solo ácido e orgânico e as regas devem ser moderadas para evitar o apodrecimento das raízes. Espero ter ajudado.

Página:  de 1    

Login Requerido

Para responder este tópico o login é requerido.
Se você já possui uma conta de usuário por favor faça seu login
Se você não possui uma conta de usuário use a opção Registre-se.


 eBook: 20 plantas comestíveis para o seu jardim


Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1045
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!