Quer aparecer aqui?  Veja Como


Fórum Paisagismo Digital

 Fórum  |   Novo Tópico  |   Pesquisar  |   Regras  |   RSS

Postado em 27/02/2011 07:31:03

Olá a todos!
Sou iniciante com orquídeas, e de início escolhi cultivar as do gênero Phalaenopsis, por causa do meu clima muito quente.
Já ouvi dizer que depois que a flores caem, deve-se cortar a haste floral acima do 3º nó para que a planta possa produzir novas flores na mesma haste.
Como deve ser feito isso?
Obrigado!

Postado em 30/09/2011 10:44:01

Olá, Miguel.
A sua dúvida é motivo de discussão entre muitos orquidófilos.
Tem os que preferem não cortar, os que cortam toda a haste e os que cortam acima do terceiro nó. Na verdade é uma questão de preferência.
Eu já fiz os três! E tenho a minha opinião a respeito
Tenho um blog sobre orquídeas e lá, depois de receber, por e-mail, várias dúvidas sobre esse assunto, fiz uma postagem sobre quando eu acho melhor, cortar a cima do terceiro nó, cortar na base e não cortar.
Dá uma olhadinha.
O link direto para esta matéria é:
http://cynthiablanco.blogspot.com/2011/09/cortar-ou-nao-haste-da-phalaenopsis.html

Acredito que essa matéria irá ajudá-lo a definir o que você prefere.

Postado em 25/04/2011 16:43:34

FERTILIZANTE QUÍMICO OSMOCOTE
Por: Rômulo Cavalcanti Braga
Liberação Controlada de Três a Quatro Meses – Formulação indicada para época de crescimento ativo. Os micronutrientes garantem a perfeita formação de raízes, ramos, folhas, flores e frutos. Normalmente se aplica na primavera. Dosagem – De três a sete gramas (aproximadamente uma colher de chá) por litro de substrato. Essa variação (de três a sete gramas) indica que se deve aplicar um pouco mais em plantas de rápido crescimento (flores, folhagens e mudas em geral) e menos para plantas lentas (Orquídeas e Cactos). Superfertilização – O Osmocote é o fertilizante mais seguro que existe, não há riscos de superfertilização, portanto dosagens maiores podem ser aplicadas sem o perigo de perda da planta. Freqüência de Aplicação – Esta formulação com liberação em três a quatro meses pode ser aplicada apenas uma vez ao ano na primavera, estação em que a maioria das plantas desperta da dormência e demanda por mais nutrientes. É na primavera que as plantas produzem reservas que as nutrirão até o inverno. O Osmocote também pode ser aplicado duas vezes ao ano, na primavera e verão, para plantas de crescimento contínuo (Bromélias). No outono e inverno não se faz necessária a aplicação, ela é opcional.
Como Funciona:
? O Osmocote é um composto de nutrientes encapsulados por uma resina orgânica biodegradável. Esse conjunto de capsulas em forma de grãos uniformes, facilita o manuseio e a aplicação do produto.
? O revestimento do Osmocote garante que os nutrientes de alta qualidade fiquem protegidos, porém disponíveis.
? A água penetra pela camada protetora do Osmocote e dissolve os nutrientes, possibilitando sua liberação para o substrato, no momento certo.
? Esta liberação ocorre por pressão osmótica, podendo variar de intensidade conforme as variações de umidade e temperatura.
? A tecnologia de Osmocote permite que as partículas se mantenham ativas por um prazo de até quatro meses. Com o esgotamento dos nutrientes, ela se torna biodegradável, não prejudicando o meio ambiente.

Postado em 25/04/2011 13:23:06

Oi Miguel, pela experiência que tenho no cultivo de orquídeas, o genero Phalaenopsis é o menos exigente, porém alguns cuidados devem ser tomados, como por exemplo com a adubação. Uma formulação balanceada como NPK 7-7-7 ou 10-10-10, uma vez por mês é o suficiente, pois adubo em demasia vai prejudicar a floração da planta. E quanto ao corte da haste, aconselho a não cortar, pois a haste seca não interfere na brotação de uma nova haste, no entanto, o corte pode permitir que algum fungo ataque a planta.

Postado em 03/03/2011 21:56:43


Uma vez por mês não uma por semana!

Postado em 02/03/2011 14:37:38

Ok!
É correta a informação, então!
O clima aqui é bom para as "Phal" (quente e úmido), e pretendo adubar regularmente, uma vez por mês!
Obrigado!

Postado em 01/03/2011 21:45:40

Olá
Miguel nós aqui em Holambra SP produzimos em ritmo de fábrica de Phalaenopsis, são muilhòes de plantas por ano e temos fazer florescer todos os dias do ano, seja clone ou meristema, então não preocupamos com corte de hastes a não ser as plantas que produzimos como flor de corte, mais a indução é contolada por clima artficial para todos ciclos.

clima bom sempre ajuda fazendo assim vc vai fazer florecer mais o que faz produzir mais flores é alimentação adequada junto as condições climáticas com idade certa para receber sua flores.

SUCESSO

Página:  de 1    

Login Requerido

Para responder este tópico o login é requerido.
Se você já possui uma conta de usuário por favor faça seu login
Se você não possui uma conta de usuário use a opção Registre-se.


 eBook: 20 plantas comestíveis para o seu jardim


Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1045
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!