Quer aparecer aqui?  Veja Como


Fórum Paisagismo Digital

 Fórum  |   Novo Tópico  |   Pesquisar  |   Regras  |   RSS

Postado em 18/02/2011 22:56:37

ESTAMOS MORANDO NUM CONDOMINIO NO QUAL PRECISAMOS FAZER UM JARDIM DE 40 X 50 MS COM PLANTAS DA MATA ATLANTICA E DA CAATINGA, PARA PREERVAÇÃO E EMBELEZAMENTO DA AREA. POR FAVOR DÊEM SUGESTÃO DE COMO MONTAR. URGENTE!
OBRIGADO

Postado em 28/02/2011 11:33:40

Bom dia José,

muitas pessoas responderam já, mas como me cadastrei apenas hoje, só consegui responder agora mesmo!

Primeiro parabéns por sua preocupação ecológica, pois muitas pessoas ainda pensam que só o fato de fazer um jardim já esta contribuindo com a sustentabilidade, o que não é verdade, visto a diminuição da diversidade de plantas e introdução de muitas espécies invasoras no Brasil em função de descuidos no paisagismo.

1. Onde se situa sua casa? Os biomas não são homogêneos, o que quero dizer é que a Mata Atlântica não é uniforme, existindo fragmentos de campos cerrados e diferentes perfis de matas nas diferentes localidades do estado de são paulo (ou qualquer que for sua cidade/ estado).

2. O seu lote/ terreno foi aterrado? Se sim que tipo de solo utilizaram lá (nosso colega Samuel também falou nisso).

3. O mais indicado é termos algum layout da residência e entorno para podermos fazer um estudo de insolação.

4. e o mais importante. Qual é seu objetivo com o jardim, que sensações você quer ter com ele, de que forma vc quer viver neste espaço do seu lar? Vc é casado, tem filhos? Parecem perguntas invasivas, mas são importantes para ajudar.

Mais uma vez admiro sua preocupação e atitude, mas realmente acredito que para isso é bom ter o respaldo de um profissional. Ter em mãos o nome de determinadas espécies uma pesquisa pode sanar, agora a forma de pensá-las no espaço e como integrá-las À arquitetura são outros 500.

Estou à disposição

Natasha Navazinas
bióloga e tecnica paisagista
nd.navazinas@gmail.com

Postado em 25/02/2011 10:35:21

Samuel, obrigada pela bela aula! Poderia publicar em nosso Blog pelo menos um resumo dos Princípios Gerais para Certificação de Espaços Verdes Ecológicos? Ou em capítulos, se preferir, e for muito extenso. É um assunto de suma importância que interessa a todos nós!

Postado em 25/02/2011 05:58:19

Tendo eu uma empresa de espaços verdes ecológicos fico muito satisfeito pela preservação das espécies, dado que sou de Portugal e não tenho qualquer experiência na ecologia do hemisfério sul como é o caso do Brasil... o que posso informar segundo regras gerais para um espaço verde ecológico e ser considerado como tal:
1º Ter em consideração ao ecossistema em redor, pois o jardim tem de estar inserido com a paisagem local, logo o jardim tem de ter no mínimo 25% de espécies desse ecossistema em 50% da área a construir.

2º Deve ter a preocupação com a fauna dado que o jardim não pode impedir o movimento dos animais ou de aves, mas contribuir para proteção.

3º Há que ter a preocupação no uso da água, logo deve-se optar pelo Sistema de Recolha da Água da Chuva, e nunca pelo uso da água da rede ou das águas subterrâneas (poços ou furos),

4º O melhoramento do solo deve ter em vista as plantas a introduzir, não esquecer que o próprio solo tem vida, logo incrementar a vida no solo; técnicas que devam a maior retênção da água; para melhoramento do solo usar substratos orgânicos, adubos orgânicos e estrumes,

5º Não usar nem pesticidas, nem adubos químicos

6º Usar plantas aromáticas que ajudem no controlo de pragas, plantas que abriguem insetos amigos (ex. joaninhas) que combatam pragas.

Para quem quiser posso enviar os Principios Gerais para Certificação de Espaços Verdes Ecológicos, onde podem pressionar o Governo do Brasil para criar legislação nesta área, tal como estou a tentar em Portugal,
para mais informações: ecoglobal.st@gmail.com

Postado em 22/02/2011 19:59:52

Uma planta muito legal,ypé amarelo bom como bonsai,tambem a sibipiruna flor amarela
uma otima tambem e a kaizuka tambem propria para bonsai ate mais percival plantas

Postado em 21/02/2011 20:53:58

amigo seria melhor mandar uma imagem do local, para que todos tenham uma ideia de trabalhar na area.

Postado em 21/02/2011 17:52:23

José, como disse a Gloria, necessita-se de mais informações.

Postado em 21/02/2011 14:45:14

Uma excelente iniciativa fazer um jardim voltado para a preservação de espécies.
Precisaria saber a região que você está, a forma que esse espaço de 40 X 50 possui e o que tem no entorno. Se existem interferências de construções, fios e postes de luz. Tudo isso é muito importante, pois ao trabalharmos com espécies de determinada altura é necessário prever a que ocorrerá daqui há alguns anos devido ao tamanho das árvores e plantas. Outras questões como a posição da área em relação ao sol, o tipo de solo que tem no local de plantio, entre outros fatores. O ideal é passar o máximo de informações possíveis para que possa receber a orientação correta. Fico a disposição. Abraço

Postado em 21/02/2011 13:53:55

Estou aprendendo muito., a Maricleria diz tudo o que a pessoa prescisa ate mais

Postado em 21/02/2011 13:37:29

Tem que averiguar algumas particularidades:tem sol a maior parte do dia,estes 200m2 é so uma area ou é dividido por casas e nesta hipotese,ver se tem crianças por perto. mas se for espaço unico,aproveita e faz um mix de plantas,como:jacarandá-da-bahia,mulungu,suinã, jatobá,aroeira-branca,jabuticabeira,ipê-peroba,umbu,araçá-vermelho,caixeta,cajá-pequeno,pacová-de-macaco,jerivá,cacau,quaresmeira,juazeiro,pupunha,pata-de-vaca,coco-da-bahia,pitangueira-vermelha,palmito-juçara,palmito-açaí,uvaia...e por ai vai.Contudo seria bom ter um acompanhamento de um tecnico no minimo,para que tudo dê certo.Boa sorte

12
Página:  de 2    

Login Requerido

Para responder este tópico o login é requerido.
Se você já possui uma conta de usuário por favor faça seu login
Se você não possui uma conta de usuário use a opção Registre-se.


 eBook: 20 plantas comestíveis para o seu jardim
Mostre seus produtos para o público certo!
Destaque-se no mercado de paisagismo


Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!