Quer aparecer aqui?  Veja Como


Fórum Paisagismo Digital

 Fórum  |   Novo Tópico  |   Pesquisar  |   Regras  |   RSS

Postado em 06/10/2010 10:46:29

Estou atendendo uma clinte que tem um espaço na sua cozinha de 1,38m comprimento x 0,64 cm de largura e 9 cm de altura, esse espaço está cimentado e recebe sol de manhã e claridade à tarde, ela quer fazer um jardim mas não quer quebrar o chão. Minha sugestão foi fazermos um jardim em vazinhos e cobrir com casca de pinus, simulando um jardim como é feito nos shoppings, nesse espaço ela tem também um ralo que quer deixar aparente. Ela escolheu calandiva como flor do seu agrado e deixou a folhagem sob minha sugestão, detalhe ela não quer gastar muito e tem um cachorrinho, logo, não posso utilizar nenhuma planta que seja venenosa para não intoxicar o cãozinho. Qual a folhagem mais indicada para esse clima e que combine com a calandiva?
Obrigada!!

Postado em 08/10/2010 10:38:21

Muito obrigada colegas, as sugestões de todos foram de muita valia!!!
Caso eu consiga pegar o trabalho fotografo para vocês verem o resultado final, um abraço!!

Postado em 07/10/2010 17:45:07

Claudia, a rosinha do sol citada pelo Rômulo fica surpreendentemente linda. Na Internet vc poderá ver que ela dá um show.E é mesmo conveniente junto com o Kalancoe, pois ambas guardam água nos talos e folhas. Só que a outra é africana. A rosinha é nativa nossa.
Bom, mas vc tem apenas 9 cm de altura. Puxa !! Não tem jeito de fazer mais profundo? Até vasinhos serão difíceis para aguentarem por muito tempo. As mudas sofrerão um pouco.Mesmo o Kalanchoe.
O kalanchoe não fica lindo para sempre, entende? Por um bom período sim e a rosinha vai tomar conta do "pedaço" e se fosse uma jardineira cairia como uma linda e compacta cascata.

Sabe eu já viraria tudo ao contrário... faria um belo canteiro com legumes, salsa, cebolinha , pimenta, etc. Como o que eu tenho aqui. Usando se possível a parede e talvez uma travessa de madeira ou outro material como viga, mais no alto. No momento estou com pimentões em flor e outros já como legumes pequeninihos "em vasos". É um prazer incrível colher temperos ou alguns legumes ou mesmo verduras ao lado da cozinha.Além de ser um charme útil, é sem agrotóxico. Parece bobagem mas ajuda viu !! Uma manjerona tarde da noite para fazer uma pizza, nossa!!
Taí, eu faço a sugestão da rozinha do sol, com um ou dois vasos maiores dando destaque dentro desse perímetro que vc tem com plantas maiores. A rosinha daria acabamento de forração (sempre controlada) em torno dos tres vasos de tamanhos diferentes. O aspargo pluma ou o rabo de galo ficam lindo paa cozinha. Dão leveza e um verde água lindo.
As flores fim por conta da rosinha do sol
Ida Terron
Nas
Quatro Estações

Formas Texturas Cores Aromas e Sabores no seu jardim
nasquatroestacoes@gmail.com
atendemos e@service e e@comerce

Postado em 07/10/2010 17:01:38

Boa tarde Cláudia,
Eu usaria as Billbergias Hallelujah que são próprias para sol e a forração de Rosinhas de sol. O que dará muito charme ao conjunto. Tudo isso pode ser montado em uma jardineira de fibrocimento retangular ou jarro redondo. Aí a preferência fica ao seu clitério em conjunto com a cliente. Abraços, Rômulo

Postado em 07/10/2010 16:09:41

Boa tarde Claudia.
Os pequenos espaços são deliciosos de serem trabalhados, ainda mais quando esse espaço é numa cozinha.Propor um pequeno espiral de ervas e temperos feito em pedras e logo sim daria o acabamento com suculentas entre pedras e pedriscos, o cheiro dos temperos deixaría as flores das canlandivas ainda mais suculentas e atrativas.Hummm!! consigo ver e saborear esse espaço. Abraços, Bettina.

Postado em 07/10/2010 15:33:36

Olá Claudia,
Idéias sempre borbulham em casos mais complicados, as vezes jardins de pequeno porte são mais dífïceis de fazer, pois requerem bem mais atenção. Acho que teu caso, poderia escolher entre com vários tipos de bromélias, suculentas até espada-de-são-jorge, espécies de raiz estilo cabeleira. Também poderia entrar com vasos mais altos com folhagens maiores e fazer uma cobertura com calísia, com o tempo ela iria crescer cobrindo as laterais do vaso, criando assim um aspecto de canteiro mais alto, o vaso desapareceria. Existem floreiras de 20cm a 25cm de altura, em tais floreiras uma porção de espécies se adaptariam, só não esqueça que a manutenção disso requer bem mais atenção!!!
Espero ter ajudado, boa sorte e mande fotos!!!
Inté
Clarice

Postado em 07/10/2010 13:16:00

Claudia boa tarde,

devido a essa altura (9 cm), eu trabalharia com suculentas, formando circulos da mesma espécie, acredito que
folhagem vai ser dificil. Selecionaria 4 especies de suculentas e faria 4 circulos, e não usaria casca de pinos
pois elas seguram umidade, ainda mais num piso de cimento, trabalharia com seixos ou pedriscos pequenos.

Marques

Página:  de 1    

Login Requerido

Para responder este tópico o login é requerido.
Se você já possui uma conta de usuário por favor faça seu login
Se você não possui uma conta de usuário use a opção Registre-se.


 eBook: 20 plantas comestíveis para o seu jardim
Curso de Marketing Digital para Paisagismo
Mostre seus produtos para o público certo!
Destaque-se no mercado de paisagismo


Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!