Quer aparecer aqui?  Veja Como


Fórum Paisagismo Digital

 Fórum  |   Novo Tópico  |   Pesquisar  |   Regras  |   RSS

Postado em 12/06/2009 00:00:00

Por favor,alguem ja ouviu falar nesta tecnica ,anelamento em galhos da lichia ?Procuro detalhes !nesta tecnica .

Postado em 29/06/2009 09:14:37

OLa ! Muito obg pela dica.Vou me aprofundar .

Postado em 26/06/2009 16:00:20

Esta técnica de anelamento realmente existe e já foi testada em Lichia.

Na parte interior do tronco das árvores fica localizado o xilema, que é o tecido da planta que leva água e sais minerais da raíz para as folhas. E na parte mais externa do tronco existe o tecido chamado floema que leva os solutos (açúcares, proteínas e outras substâncias), formados nas folhas através da fotossíntese, para as outras partes da planta, inclusive os frutos. Desta forma, o anelamento consiste em se retirar a parte externa do galho (floema), fazendo um anel. O objetivo é que os solutos produzidos pelas folhas naquele galho seja todo direcionado para os frutos que estão se formando no mesmo, impedindo que parte deste soluto vá para as outras partes da planta, como normalmente ocorre para o crescimento de ramos e raízes. Mas, deve-se ter cuidado para não matar a árvore. É necessário lembrar que os solutos produzidos pelas folhas através da fotossíntese, precisam chegar também na raiz, portanto, o anelamento não deve ser realizado em todos os galhos ou no tronco principal próximo à base da árvore senão a planta morrerá. Sugere-se que o anelamento seja feito após a colheita dos frutos, para que na próxima colheita tenha os efeitos desejados.

Sugestão de leitura: Florescimento e frutificação de Lichieiras em função do anelamnto de ramos, é um artigo dos autores PÉREZ,E.G. & MARTINS, A.B.G. onde eles testaram está técnica.
Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbf/v28n1/29681.pdf
Se houver mais dúvidas durante a leitura poste aqui no fórum.

Postado em 16/06/2009 19:05:44

Ola !! muito obrigado pela resposta !!Na verdade esse anelamento que ouvi falar é que acontece um aumento na produção do fruto.

Postado em 13/06/2009 11:26:06

Garfagem ou anelamento

Existem alguns processos para se obter um maior pegamento do enxerto, um deles é realizar anelamento do ramo, 3 a 4 semanas antes da enxertia, ou utilizar garfos da porção não terminal do ramo. Entretanto, o insucesso pode ser devido a características da própria planta, pois o câmbio é ativo em somente um terço de sua circunferência, num dado momento ou, ainda, por incompatibilidade entre as partes.

A enxertia por garfagem pode ser feita por fenda cheia, inglês-simples ou complicado, utilizando-se de garfos com 3 a 5 cm de comprimento e cavalos com cerca de 2 anos de idade. Em condições de temperatura favorável, as gemas começam a se desenvolver em 3 a 4 semanas. Quando a muda estiver com 50 a 100 cm de altura, estará em condições de ir para o campo.

Este processo deve ser reconsiderado, uma vez que podemos obter vantagens do uso de porta-enxertos, tais como: controle do tamanho da planta ou hábito de crescimento, da produção, qualidade e tamanho do fruto, resistência a frio, pragas e doenças, além de tolerância a diferentes condições de solo.
Pesquisa feita em www.lichia.com

Página:  de 1    

Login Requerido

Para responder este tópico o login é requerido.
Se você já possui uma conta de usuário por favor faça seu login
Se você não possui uma conta de usuário use a opção Registre-se.


 eBook: 20 plantas comestíveis para o seu jardim
Conheça os melhores softwares para paisagismo e irrigação


Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!