Quer aparecer aqui?  Veja Como


Fórum Paisagismo Digital

 Fórum  |   Novo Tópico  |   Pesquisar  |   Regras  |   RSS

Postado em 02/06/2010 00:00:00

Espero que alguem possa me ajudar!!
Comprei dois Manacá-de-cheiro e os plantei em vasos grandes há um ano, de uns 3 meses para cá começaram a aparecer manchas-pretas em algumas folhas,hoje a planta já está praticamente com todas as folhas escuras e neste estágio elas caem fácil.( foto em anexo).
Gostaria de ajuda pois já procurei me informar na cidade( Juiz de Fora_MG) e a doença/tratamento não foi identificada.
ME AJUDEM!!!!Obrigada!

Postado em 05/06/2010 00:46:07

Olá Juliana. Pelas fotos sua, postadas em outro site; o problema não parece ser fumagina; pois os sintomas se iniciam nas nervuras das folhas. Pelos sinais , mais parece ser um problema relacionado ao sistema vascular da planta. Eu acredito em vaso mal drenado. Procure observar o fundo desta terra do vaso , se não está encharcada, ou umida de mais? Um abraço.

Postado em 03/06/2010 10:09:07

Prezada Juliana,
para combater insetos, tenho utilizado um inseticida natural chamado "óleo de NIM" (extraído de uma árvore) e tem funcionado bem. É encontrado em floriculturas em pequenos frascos e não é tóxico. Deve-se diluí-lo em água e borrifar na planta em 2 a 3 aplicações de 15-15 dias. Tente isso e, considerando que uma planta deficiente em nutrição e com saúde frágil é que é passível de doenças e ataque de pragas, aconselho realizar uma adubação simultânea à aplicação do inseticida. Esta adubação poderá ser orgânica (2-3 kg de húmus de minhoca) e/ou química (NPK 4-14-8 ou um específico para plantas que florescem, da linha FORTH FLORES). Ambos encontrados também em floriculturas. É importante também fazer uma poda de limpeza logo após a floração (retirar galhos secos, aqueles que estão muito atacados pelos insetos ou muito amontoados).
Após toda esta atenção, seu manacá te trará flores e muito perfume no seu dia-a-dia!
Lecir - agrônoma jardinista
Mudas & Jardins - BH/MG
(31) 2511 2662

Postado em 03/06/2010 01:38:54

Apenas dizendo que os sintomas são manchas pretas não é possível fazer um diagnóstico. Pode ser uma doença virótica, bacteriana ou fúngica. Ou simplesmente uma deficiência mineral facilmente corrigida com adubações.
No caso de ser fumigina, ela sempre vem acompanhada de insetos sugadores de seiva, como pulgões e cochonilhas. Observe isso! Neste caso o ideal é fazer o controle dos insetos, pois a fumagina vem apenas acompanhando os insetos. Um pano úmido é suficiente para eliminar a fumagina das folhas. E para insetos pode-se usar calda de fumo ou de sabão, dependendo do inseto praga.
No caso de ser uma doença tente controlar com a calda de fumo também, mas o ideal é mandar amostras para um laboratório analisar e passar o controle certo.
Dê notícias!

Postado em 02/06/2010 20:40:41

Realmente parece ser o sintoma de fumagina,o que causa a fumagina são insetos sugadores procure por eles que será mais fácil o controle e utilize água e sabão para limpar parte das folhas atacadas os insetos, se existirem uma aplicação de inseticida resolve.

Postado em 02/06/2010 20:37:03

Pelo seu depoimento,deve ser fumagina,um fungo de fácil controle.Seria melhor olhar de perto,qualquer dúvida é só ligar(032)88321160

Página:  de 1    

Login Requerido

Para responder este tópico o login é requerido.
Se você já possui uma conta de usuário por favor faça seu login
Se você não possui uma conta de usuário use a opção Registre-se.


 eBook: 20 plantas comestíveis para o seu jardim


Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!