Quer aparecer aqui?  Veja Como


Fórum Paisagismo Digital

 Fórum  |   Novo Tópico  |   Pesquisar  |   Regras  |   RSS

Postado em 08/07/2015 13:32:26

Minha caramboleira, plantada no vaso, tem um ano e já está produzindo. E como frutifica bem! Porém, os frutos, desde minúsculos estão apresentando uma alteração na casca, que se vê nas fotos. Saberiam me dizer o que é e como tratar?

Postado em 22/07/2015 08:38:03

Todas as plantas de médio e grande porte têm problemas de perda de nutrientes quando cultivadas em vasos. Devido ao volume de água e a frequência em que se dão as regas a uma grande perda de nutrientes o que enfraquece a planta, trazendo inúmeros efeitos negativos na frutificação. Recomendo utilização de esterco de gado e a aplicação de Osmocote 14-14-14 a cada 90 dias. O Osmocote é o único fertilizante químico que não se corre riscos de queima e a conseguente perda da planta por super dosagem, uma vez que a sua liberação é lenta. Boa sorte!

Postado em 11/07/2015 10:23:20

Muito obrigado, Regina. Foi de grande valia.

Paulo Tarcísio

Postado em 10/07/2015 14:19:12

Paulo Tarcísio, pesquisei um pouco sobre a Carambola.
Pelo que vi, parece que ela não gosta de frio, pode ser que o inverno esteja prejudicando sua planta que é nova.
Veja também algumas recomendações:
Ocorrendo falta de chuvas irrigar a cova semanalmente, com 20 litros de água por 4 a 6 semanas.
Realizar a capina, evitando concorrência de ervas daninhas. Podar o excesso de ramos de dentro da copa, e ao longo da vida da planta extrair os ramos secos e doentes.
As plantas originadas de sementes iniciam frutificação a partir do 3º ano e as enxertadas a partir do 2º ano.
Somente após o 4º ou 5º ano, a frutificação entra em escala comercial, em contrapartida permanece por 20 anos. Uma caramboleira produz anualmente de 1.000 a 2.000 frutos.
Os sintomas mais comuns dos danos provocados pelo frio são o aparecimento de áreas de cor cinzenta, bem definidas e ligeiramente abatidas, escurecimento da polpa, maturação anormal, maior sensibilidade às infecções, mais rápida senescência, deficiente cor e sabor, assim como o aparecimento de manchas na pele.
Não é muito difícil começar sua cultura de pezinhos de carambola que darão milhões de carambolas, basta transferir a muda, que pode ser comprada ou produzida através do plantio de algumas sementes, para um solo devidamente preparado. O solo deve ser misturado a adubo orgânico devidamente curtido e areia grossa, de modo a ter todos os nutrientes necessários para o crescimento da planta, e ser bem leve e drenável, não acumulando muita água, o que pode favorecer a proliferação de fungos.
As irrigações devem ser feitas de forma moderada, porém sem nunca deixar o solo secar demasiadamente. Após poucos anos do plantio a caramboleira começará a frutificar após o final do inverno, logo é aconselhável enriquecer um pouco o solo com nutrientes para estimular a planta que frutifique de forma mais abundante, faça isto seguindo a risca as instruções do produto que comprar, para que não tenha risco de exagerar na quantidade e prejudicar sua planta.
A carambola não costuma ter muitos problemas com pragas ou doenças, mas a principal delas é a mosca das frutas e a lagarta. Elas causam uma lesão que deprecia a fruta para a comercialização. Outro problema ligado a doenças da carambola é o fungo. Para reduzir estes problemas, os frutos que caem no chão são recolhidos e retirados do pomar. O controle é feito com a aplicação de inseticidas e fungicidas.
Fungicida natural
100 grs de fumo
1 litro de água
1 barra sabão de côco de 200grs ralada.- 3 aplicações - uma a cada cinco dias

Durante a manutenção, vale lembrar também que as espécies precisam ser podadas todos os anos, preferencialmente no inverno, para eliminar os seus galhos secos e doentes, além de adubadas a cada três meses

Página:  de 1    

Login Requerido

Para responder este tópico o login é requerido.
Se você já possui uma conta de usuário por favor faça seu login
Se você não possui uma conta de usuário use a opção Registre-se.


 eBook: 20 plantas comestíveis para o seu jardim
7 Visões
Destaque-se no mercado de paisagismo


Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55 (32) 3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!