Quer aparecer aqui?  Veja Como


Fórum Paisagismo Digital

 Fórum  |   Novo Tópico  |   Pesquisar  |   Regras  |   RSS

Postado em 26/02/2010 00:00:00

Fui convidado por um cliente a fazer um Projeto de paisagismo na sua Pousada q fica na beira da praia. O proprietário me falou q só tem um problema: muito vento e terra muito arenosa. Desejo saber se posso utilizar estas espécies , devido excesso do vento, como: Helicônias, alpinias, salvia, camarão vermelho, dracena, mussaenda, bromélias, agaves, alamandas, moréias, orquidea bambu, estrelitzia, jasmim . . . Quais são as espécies q se adaptam melhor a um jardim tropical na beira da praia ?

Postado em 10/03/2010 20:45:06

 

Postado em 04/03/2010 18:01:20

Ei Geraldo,

Concordo com a Clarisse e com a Rose. Não dá para inventar muito quando se é muito em beira de praia. Você, realmente, deve obedecer as plantas nativas. No mais, os turistas gostariam de apreciar exatamente isso onde eles foram se refugiar: o barulho das folhas dos coqueiros, misturados com os tons amarelo alaranjados das bromélias porto seguro e as flores dos hibiscos atraindo beija flores e outros pássaros. Feche os olhos e veja outras plantas que darão volume com o passar do tempo como os Flamboyans (sombras gostosas e que não fecham muito com sua copa em forma vertical). Tente colocar as flores vermelhas com hibiscos brancos em contraste com alguma outra flor de tom azulada. O resto de forração pode ser grama, ela é forte e resiste muito bem ao clima litorâneo. bjs e boa sorte e mande fotos mesmo para nós........

Postado em 03/03/2010 14:11:11

Caríssimo, já passei por esse problema. Por causa do vento, o plantio de árvores, arbustos e palmeiras deve ser tutorado por muito tempo (2 a 3 meses) até que a raiz se fixe MUITO e até sugiro esperar o caule engrossar. Caules finos + vento = planta torta. Evite filhas largas, porque estarão sempre rasgadas. Não invente muito e observe a natureza: use as espécies nativas. Ixoras, coqueiros, etc. E depois, mande fotos!

Postado em 26/02/2010 16:20:43

Oi Geraldo,

Jardins em regiões litoraneas, sempre geram uma preocupação a mais, pois temos uma condição bem adversa: ventos, salinidade e solo pobre, arenoso. Deve-se procurar em enriquecer o solo com a utilização de compostos ricos em matéria orgânica e se possível utilizar um bom sistema de irrigação. Podemos comparar os jardins litorâneos com os jardins de cobertura devido a escolha criteriosa das espécies vegetais que serão empregadas. As espécies que menciona são adaptáveis. Tome cuidado com helicônias e alpínias, pois suas folhas são finas e se rasgam fácil com ventos, elas vão precisar de proteção. Lembre-se que espécies de folhas mais grossas são mais resistentes.
Vai aí uma listagem de algumas espécies adaptáveis a jardins litorâneos:

FORRAÇÕES : capim-chorão, onze-horas, agapanto, calancoe, yuca rasteira, babosa, lírio amarelo (com matéria orgânica), senécio cinerária, setcreasia, echeverias, erica, maringá, céu-estrelado.
FOLHAGENS: estrelícia, agaves em geral, cróton (protegido), bambuzinho (protegido), fórmio, yuca, alguns cactos, moréia.
ARBUSTOS: pitósporo, lântana, abélia, alamanda arbustiva, russélia, bela-emília, hibisco, espirradeira, grevilha-anã, limpa-garrafas, dracena marginata, acalifa.
ÁRVORES: aroeira-mansa, acácia trinervis, jambolão, acácia negra, pitangueira, cerejeira nativa, figueira brava, timbaúva, flamboyant (protegido inicialmente), canororoca, bolão-de-ouro, espatódea, pata-de-vaca.
PALMEIRAS: butiazeiro, falsa-real, fênix, fênix-anã, jerivá, palmito, areca-bambu (bem protegida)
TREPADEIRAS: madressilva, peresquia, três-marias, alamanda, jasmim-estrela, tumbérgia-azul, maracujá.

Postado em 26/02/2010 16:00:54

Use plantas que são características de restinga, como a clusea e alguns tipos de cactáceas...são muito bonitas também.

Postado em 26/02/2010 11:35:45

-olá meu amigo Geraldo, voce deve primeiro fazer uma barreira de plantas ,como cerca viva para quebra o vento, podendo ser com bodocarpi ou sansão do campo sobre o terreno ser muito arenoso, colacar terra argilosa, eu não sei quanto tem sua propriedade em tamanho..

Postado em 26/02/2010 06:18:56

Prezado Geraldo,

Realizar um projeto paisagístico na Beira Mar requer alguns cuidados como:

- Vento: Direção do vento, meses que mais eles incidem, etc...
- Efeito da maresia, pois as plantas podem ser receber todos os dias uma boa camada de sal, prejudicando assim seu desenvolvimento.
- Água: Temos que analizar não só a quantidade de água como também sua qualidade.
- Solo: Seria no caso sua menor preocupação, pois sabemos de se tratar de solo arenoso. Tendo assim a necessidade de melhor com
adubação e também suas qualidades físicas se assim desejar.
- Tipo de plantas: Na maioria das vezes, a lista de plantas que podemos utilizar nesse caso é bem pequena, quando as mesmas sofrem por
ação dos ventos. No caso das plantas sugeridas por você, elas podem ser colocadas desde que protegidas por uma parede, muro, etc...

Página:  de 1    

Login Requerido

Para responder este tópico o login é requerido.
Se você já possui uma conta de usuário por favor faça seu login
Se você não possui uma conta de usuário use a opção Registre-se.


 eBook: 20 plantas comestíveis para o seu jardim
Curso de Marketing Digital para Paisagismo
Destaque-se no mercado de paisagismo


Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!