Quer aparecer aqui?  Veja Como


Fórum Paisagismo Digital

 Fórum  |   Novo Tópico  |   Pesquisar  |   Regras  |   RSS

Postado em 04/03/2013 15:38:07

ola sou biólogo/paisagista e recentemente encontrei com um exemplar de jabuticabeira que apos eu colocar grama em volta e adubar com adubo 20-05-20 e aplicar inseticida, começou a secar as folhas e a cair todas. desconheço qualquer doença relacionada á isso e esse problema não ocorreu nas outras plantas(outra jabuticabeira, uma mangueira, um limoeiro e pinheira). Caso tenha algum profissional que conheça ou possa me orientar fico aguardando.

Postado em 12/03/2013 21:28:36

nao acredito que se possa caracterizar como doenca. Ha os fatores como o transplante, que nem sempre e positivo, agua, queima por adubos. Enfim, nao acredito que a morte tenha ocorrido por doenca. Tamais para fatores abioticos. E há sinais de vida. provavelmente voltará a vegetar.

Postado em 11/03/2013 18:22:45

Luiz Carlos. Então faça uma aplicação de óleo de nim e adube a planta com 40 kg de esterco de gado ou cavalo curtido. a cada seis meses. E 200 litros de água em dias alternados. Vamos ver se não vai para frente. Não utilize cama de frago nem esterco de galinha, pois é muito quente, mesmo curtido entra em processo de fermentação e matará a planta.Abraços, Rômulo

Postado em 11/03/2013 15:20:38

ola a jabuticabeira não é nova tem quase dois metros de altura não fui informado da idade, mas já deu uma carga muito reduzida. As últimas informações que tenho, vistas pessoalmente, foi que todas as folhas cairam mas tem ainda uma brotação verde um pouco mais antiga e uma que é aparentemente nova, mas nada na base e nada fora estas. A planta aparentemente ainda não morreu a não tive como avaliar se estabilizou ou não

Postado em 11/03/2013 10:25:49

Rômulo, eu me baseei no que ele disse sobre nematoides e vi esta recomendação da Embrapa com o NIm, que é um produto natural.Parece que não é uma árvore nova, mas só ele pode nos informar.
Agradeço sua contribuição, sempre valiosa e espero ainda poder aproveitar a sua safra de jaboticabas quando voltar a Brasília!!

Postado em 10/03/2013 19:54:09

Há casos em que ao comprar a planta no viveirista ela está sadia. O grande problema é o transporte para o local de plantio, que normalmente é feito em carro aberto. As folhas expostas a ação do vento, queimam e ao chegar ao destino, no dia seguinte amanhece com todas folhas no chão. O recomendado para cultivo de Jabuticabeiras é muito esterco de gado ou cavalo e abundância de água. As adubações devem se repetir a cada 06 meses, com uma média de 40 kg de esterco curtido e 200 litros de água em dias alternados. Com isso se consegue duas safras abundantes ao ano. Não recomendo a utilização de químicos. Regina Motta, você esteve aqui em casa e viu a abundancia de frutos que tinha, fora de época de produção. Estou me referindo a variedade Sabará e não a híbrida.

Postado em 08/03/2013 10:35:41

Luiz Carlos,
Antes de uma atitude radical de arrancar a planta, acho que você deve tentar a solução do problema usando o óleo de Nim
Veja esta receita da Embrapa:
Ingredientes: ? 50 kg de sementes secas e moídas de nim -? 5 litros de água ? 10 g de sabão em pó -
Modo de preparo:
Colocar o pó de sementes em um saco de pano e amarrar, transferindo-o para uma vasilha contendo água. Deixar por 12 horas, espremer e dissolver o sabão neste extrato. Misturar bem e acrescentar água para obter 100 litros de extrato. Aplicar sobre as plantas por pulverização, imediatamente após o preparo.
Pode reduzir a receita proporcionalmente ao número de plantas (aplique sobre as outras plantas sadias também)
Os danos causados pelos nematóides são principalmente: redução no desenvolvimento das plantas que ficam com todos os órgão com tamanho reduzido, necrose nas folhas e raízes, tubérculos e bulbos mal formados, coloração anormal em folhas e flores. Além disso, deprecia o valor econômico dos vegetais. Os nematóides parasitas de plantas mais comuns são: Meloidogyne sp, Pratylenchus sp, Radopholus similis e Aphelenchoides SP
Veja esta matéria que já foi discutida aqui no Forum:
http://www.paisagismodigital.com/port/Forum_Show.aspx?CodForum=369&CodCat=1&CodGrupo=2

Postado em 07/03/2013 11:53:30

mas eu posso expor as raízes desta arvore sem matá-la? caso possa acredito que seja problema com nematoide, caso tenha essa possibilidade somente com a limpeza das raízes eu consigo controlar o problema?

Postado em 07/03/2013 09:51:52

Difícil dizer o que possa ter ocorrido, visto que a pessoa menciona que outras árvores não foram afetadas, inclusive outra jabuticabeira. Poderia ter sido uma concentração maior de adubo, queima das folhas com o inseticida usado a pleno sol, etc. Foi sugerido que se desse muita água à planta, para ver o que acontece. Pode ser que resolva, mas também há que se ver como está o solo em que essa jabuticabeira está plantada, se tem boa aeração, se não tem algum patógeno causando a perda das folhas, etc. Uma análise do solo feita por um laboratório poderia indicar melhor a causa e talvez daí encontrar a solução.

Postado em 05/03/2013 18:15:51

O pé é grande???? pq se for médio, por tantos cuidados ela não se deu bem, se não for árvore grande, vale a pena, desplantar, lavar muito bem as raízes, replantá-la em outro local e muita água, jabuticabeira ama água. Boa sorte.

Página:  de 1    

Login Requerido

Para responder este tópico o login é requerido.
Se você já possui uma conta de usuário por favor faça seu login
Se você não possui uma conta de usuário use a opção Registre-se.


 eBook: 20 plantas comestíveis para o seu jardim
Mostre seus produtos para o público certo!
Destaque-se no mercado de paisagismo


Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!