Quer aparecer aqui?  Veja Como


Fórum Paisagismo Digital

 Fórum  |   Novo Tópico  |   Pesquisar  |   Regras  |   RSS

Postado em 11/06/2012 18:17:18

Bom dia.
Eu tenho apenas um pé de carambola enxertado que deve estar por volta dos seus 3 à 4 anos de idade.
Ainda não floriu muito, as flores caem com frequência e o pior carambolinhas caem precocemente com poucos centímetros.
A planta apresenta algumas folhas amareladas e por isso estou utilizando fertilizante (líquido) foliar verde raiz 04-14-08 da vitaplan aproximadamente 1 vez por mês colocando uma colher de chá por litro de água. Devo colocar uns 500 ml por vez. Também utilizei um outro adubo só que para a raiz, porém não me recordo o nome e na mesma proporção do filiar.
Um último detalhe: os frutos são aguados, porém o suco fica muito bom.
A planta deve estar por volta dos 1,5 m
Diante do exposto gostaria de saber se alguém poderia me ajudar.

Atenciosamente,

Michell

Postado em 05/07/2016 18:36:17

Interessante

Postado em 18/05/2015 13:02:23

Paula Vanessa, Veja estas informações: A árvore produz as melhores frutas quando recebe muita luz solar e não tolera um solo com pH acima de 7. A carambola pode desenvolver deficiências de magnésio, ferro e manganês. Se isso ocorrer, o tamanho das folhas será bastante reduzido e elas podem ficar brancas, esverdeadas, amareladas ou completamente amarelas.

Exigências de plantação e cuidados
Dê um espaço de 6 a 9 metros para o pé de carambola crescer. Plante-o em um solo com pH entre 4.5 e 7 para otimizar o crescimento. Fertilize as árvores maduras de quatro a seis vezes por ano e borrife manganês, zinco e ferro nas folhas seis vezes por ano. A árvore deve ser podada desde cedo.

Postado em 16/05/2015 18:04:59

Boa noite

Não tenho solução, mais tenho uma pergunta:
Meu pé de caramboleira tem seis meses e esta com quase todas as folhas com manchas amareladas.O que pode ter causado isso?E devo cortar essas folhas?

Obrigada

Postado em 16/05/2015 18:04:34

Boa noite

Não tenho solução, mais tenho uma pergunta:
Meu pé de caramboleira tem seis meses e esta com quase todas as folhas com manchas amareladas.O que pode ter causado isso?E devo cortar essas folhas?

Obrigada

Postado em 14/06/2012 16:45:18

Boa tarde.

Ok Regina.
Qualquer mudança eu compartilho.
Eu moro em Olinda-PE a uns 2 km da praia, faz muito sol e como vocÊ pode perceber pelas fotos o pé de carambola está num canteirozinho do meu jardim.
Mais uma vez agradeço.

Michell

Postado em 14/06/2012 16:37:28

Michell, não publiquei as suas fotos aqui porque achei que não seriam relevantes, pela explicação que você nos deu. Mais significativo seria saber o clima da região onde a carambola está. Mas acho que com estas receitas, ela vai ficar forte! Dê notícias na próxima florada!

Postado em 13/06/2012 21:08:10


Caro Michell, boa noite.

As recomendações encontradas pela Regina são bastante completas e fáceis de serem seguidas (foram até melhores do que a minha). Agora verifique se a sua região atende as necessidades da planta (clima/chuva/exposição ao sol). Mesmo que as condições não sejam 100% atendidas, a carambola pelo que comenta já produz, o que já é um bom alento.

Como falei no tópico acima, pode ser que seja um problema relacionado aos fungos e, a técnica de combatê-los já lhe foi passada. Agora é por as recomendações em prática e aguardar o resultado para a próxima florada. Aliás, recomendo aplicar a calda a partir da florada.

Uma coisa que esqueci de comentar, é adicionar óleo mineral junto à solução, para servir como um adesivo à planta.

Com relação às folhas amarelas, pode significar deficiência de nitrogênio, mas também pode ser que o ciclo dessas folhas estejam se completando - o que é normal.

Abç´s, Túlio.

Postado em 13/06/2012 20:00:34

Boa noite.
Gostaria de agradecer imensamente pelas informações, pois nunca são demais.
O que eu poderia dar a mais pra vocês em relação a informações da planta?
Eu tirei umas fotos que mostram bem as folhas amareladas, o local de plantio e o fruto caido. Teria como mandar pra voçes?
Eu plantei o pé de carambola aqui em casa porque sou louco pelo suco.
Mais uma vez agradeço.

Atenciosamente,

Michell

Postado em 13/06/2012 09:30:58

Prezado Michell, a resposta do Túlio está bem de acordo com o que pesquisei e ele é bastante experiente. Vou passar minha pesquisa para você, informações são sempre importantes, não é?

Pesquisei um pouco sobre o assunto e tenho algumas informações que podem lhe ajudar:
1 - A caramboleira é de clima tropical, quente e úmido, não aguenta frio e nem geadas.
Necessita temperatura média anual de 25ºC e chuvas acima de 1.000 mm anuais (bem distribuídos), boa luminosidade (pelo menos 2.000 horas luz/ano) e umidade relativa do ar em torno de 80%.
Também não se dá bem com vento forte.
2 - Para a planta obter bom desenvolvimento, realizar a adubação de plantio. Quando na abertura da cova, por, no fundo, 300 gramas de calcário dolomítico e 20 litros de esterco de curral bem curtido cobrindo com terra.
Antes de plantar, misturar 300 g de superfosfato simples e 100 g de cloreto de potássio à terra retirada e lançar um pouco na cova.
A adubação deve ser repetida aos 3 ou 4 anos para garantir a saúde da planta. Por tudo que li, é provável que o problema seja de adubação. Vi muita recomendação do calcário dolomítico. A química deve ser feita no máximo quatro vezes ao ano, uma adubação orgânica, duas vezes ao ano, e mensalmente uma adubação foliar",
3 - A carambola não costuma ter muitos problemas com pragas ou doenças, mas a principal delas é a mosca das frutas e a lagarta. Elas causam uma lesão que deprecia a fruta para a comercialização. Outro problema ligado a doenças da carambola é o fungo. No seu caso não creio que seja esta mosca da fruta porque é uma única árvore. Mas vale uma observação da planta para ver se há moscas. O controle é feito com a aplicação de inseticidas e fungicidas
4 - Há a necessidade de podar os ramos em número excessivo (dentro da copa), os secos e doentes, pelo menos uma vez por ano, ao longo da vida da planta, raleando-se também sua copa e diminuindo-se seu tamanho.
5 - A produção inicia-se aos 6-8 anos em mudas propagadas por sementes e aos 2-3 anos, em plantas propagadas vegetativamente.

12
Página:  de 2    

Login Requerido

Para responder este tópico o login é requerido.
Se você já possui uma conta de usuário por favor faça seu login
Se você não possui uma conta de usuário use a opção Registre-se.


Conteúdo gratuito para paisagistas inscreva-se no canal da AuE Software!
7 Visões
Mostre seus produtos para o público certo!


Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55 (32) 9 9138-8279
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!