Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar
A história do Central Park A história da Vila Sêneca Arquitetura paisagística Criação de parques Frederick Law Olmsted e Calvert Vaux

O Central Park, sua paisagem e história.

Autor: Maria Eduarda de Farias Freitas Pereira - Data: 20/04/2022
RSS

Todos nós conhecemos o Central Park da cidade de Nova York nos Estados Unidos. É um dos parques mais famosos do mundo inteiro, o quinto mais visitado do país. Lindo e cheio de paisagismo, mas você conhece a história de sua criação?


Fonte: http://www.mellows.com.br/pturistico-centralpark/

Seu projeto foi idealizado pelos arquitetos e paisagistas Frederick Law Olmsted e Calvert Vaux, que receberam um prêmio de design pela sua criação em 1857. Apesar de ninguém saber sobre isso, o parque foi construído no local onde moravam cerca de 1.600 pessoas de baixa renda, principalmente negros ex-escravos e imigrantes fugindo da Grande Fome.

O local começou como um enorme lote de proprietários que o dividiram em 200 pequenos lotes e venderam, em 1824. Aos poucos, o lugar foi se transformando em uma pequena vila, especialmente após o fim da escravidão, pois muitos habitantes de York Hill se mudaram para lá, que ficou conhecido então como Vila Sêneca.

Outro episódio que aumentou a população da área foi a Grande Fome, que atraiu milhares de imigrantes para os Estados Unidos e, consequentemente, para Nova York e a Vila Sêneca. Nessa época, um enorme preconceito e estigma recaiu sobre os habitantes da vila, que eram discriminados por morarem em uma favela.

A qualidade de vida e saneamento básico na cidade eram de péssima qualidade, o que gerava um acréscimo de doenças e mortes. Infelizmente, a grande parte dos homens afro-americanos tiveram que trabalhar de forma insalubre, como “homens do solo”, eram coletores de fezes e do esgoto da cidade inteira, por causa da necessidade de dinheiro.

Então, nessa época os preconceitos aumentaram, agora adicionando o rumor de ser um epicentro de doenças. Uma pena que ninguém parava para ver que o local era bem construído e os seus habitantes, em sua maioria, estavam empregados, havia ainda espaços recreativos no local e as crianças estavam a maioria indo para a escola.


Fonte: João Junqueira

Essas crenças demonstram o quanto a sociedade era racista, forçando e criando meios para que o governo demolisse tudo e criasse um grande parque bonito no local. No início de 1840, essa pressão se tornou muito forte, pois as pessoas de alta renda buscavam um lugar para passear que fosse distante da sujeira dos grandes centros comerciais.

Foi assim que resolveram tirar a Vila Sêneca do mapa e despejar cerca de 1.600 habitantes sem nenhuma indenização devida, receberam uma quantia tão pequena que não poderiam comprar outro lugar para viver em boas condições. Com isso, os moradores se espalharam e não se sabe em que situação começaram a viver.

A construção do parque se deu pelo projeto de Frederick Olmsted e Calvert Vaux, ganhadores da Design Competition for Central Park, em 1858. O enorme sucesso do parque foi o começo para o desenvolvimento urbano de parques nos Estados Unidos.

Assim nasceu o Central Park, que recebe cerca de 42 milhões de visitantes todos os anos. Com o passar do tempo outras adições foram feitas ao parque, incluindo campos de futebol e beisebol, carrossel, pistas de patinação, zoológico, jardins formais, monumentos comemorativos e locais para shows e peças de teatro.

Além das experiências recreativas, o Central Park beneficia e muito a cidade na questão ecológica e ambiental, suas mais de 18.000 árvores refrescam e limpam o ar e sua vasta área plantada serve de habitat para a vida selvagem.


Fonte: João Junqueira

E a parte da Arquitetura do parque?

Agora vamos falar sobre a parte do Paisagismo, a parte do design da construção do parque feita pelos arquitetos Frederick Olmsted e Calvert Vaux. Seu plano original se chamava “The Greensward plan” e incluiria três tipos de paisagem, a Pastoral, prados pacíficos e lagos plácidos; a Pitoresca, florestas exuberantes com árvores para brincar, e a Formal, com praças e caminhos para passeios.



Veja um pouco mais sobre esses tipos de paisagem:

Pastoral:

Uma paisagem pastoral é definida por seus gramados suaves e extensos, passeios sombreados ou grandes extensões de água, evocando uma sensação de amplitude calma.
Esses espaços abertos foram propositadamente projetados para fornecer uma sensação de abertura que é difícil de encontrar em uma cidade movimentada. São espaços para reflexão tranquila, leitura e admiração da paisagem.


Fonte: https://www.centralparknyc.org/articles/landscape-architecture

Pitoresca

Uma paisagem pitoresca é complexa, áspera e irregular, obrigando os visitantes do Parque a navegar por caminhos sinuosos.

De acordo com Olmsted, as paisagens pitorescas destinam-se a "criar um grau de obscuridade não absolutamente impenetrável, mas suficiente para afetar a imaginação com uma sensação de mistério". Em outras palavras, essas áreas devem ser exploradas, desdobrando-se à medida que você caminha por trilhas.


Fonte: https://www.centralparknyc.org/articles/landscape-architecture

Formal

Olmsted e Vaux imaginaram o Mall e o Bethesda Terrace como a única característica formal do Parque, um grande passeio e "sala de recepção ao ar livre para o povo".
Paisagens formais deveriam ser espaços públicos de encontro, para atrair visitantes ao coração do Parque. Outras estruturas formais, como a Grand Army Plaza e o Conservatory Garden, foram adicionadas em décadas posteriores, à medida que o Parque continuava a se transformar.


Fonte: https://www.centralparknyc.org/articles/landscape-architecture

Hoje em dia os visitantes podem aproveitar a obra de arte e arquitetura de paisagem pelo parque. A estrutura é mantida pela equipe de Conservação do Central Park. Ele é um lugar incrível para relaxar e curtir uma tarde com amigos e família.
E aí, vamos ao Central Park?

Matéria escrita por Maria Eduarda Freitas, graduanda em Artes e Design pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Casacor
Mega Curioso
Cozinha do João
Central Park NYC






Compartilhar:




35ms


Login Requerido

Fazer Login para comentar

  




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!