Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

HORTA MODERNA À MODA ANTIGA

Autor: Liane Martins - MC3 Paisagismo - Data: 19/02/2011
RSS

A ausência de áreas ajardinadas ou a falta de espaços de terra nas residências não servem de desculpas para o cultivo de uma charmosa, cheirosa e apetitosa horta caseira.
As hortaliças, os temperos aromáticos e até mesmo ervas medicinais podem ser cultivadas em pequenos espaços.


Na prática dessa cultura, mesmo que em pequena escala, retomamos o prazer de mexer com a terra, com o germinar das sementes, o acompanhamento caprichoso da produção, e a delícia da colheita de ingredientes frescos e orgânicos que dão sabor e beleza a nossa culinária, enfim, a descoberta dos benefícios terapêuticos de cuidar de plantas em casa.

O cultivo da horta traz o aprendizado às crianças, hoje tão distantes do campo com animais e plantações típicos e presentes na infância dos mais velhos.
Podemos integrá-las ao progresso da pequena horta, do plantio, do germinar, do colher, além de vivenciarem na prática e com simplicidade a conexão do ser humano com a natureza.

Atualmente as hortas podem se desenvolver em jardins verticais e horizontais, varandas, janelas, parapeitos, quintais, lavanderias, em cachepots, vasinhos, jardineiras e suportes próximos à cozinha ou no espaço gourmet de apartamentos.

Devem ser implantadas de preferência voltadas à face norte, onde recebam pelo menos cinco horas de luz solar diária e fiquem abrigadas do vento. Cuidado com a rega, o excesso ou falta dela podem comprometer a muda, em geral até a germinação da semente ou a pega da muda é necessária a rega duas vezes ao dia, coloque o dedo na terra, se estiver úmida não regue evitando encharcar a terra e "afogar" a mudinha, depois da pega, basta uma rega diária de preferência pela manhã. Procure plantar uma espécie por recipiente.

As ervas são decorativas, cheirosas e as que crescem bem em hortas caseiras, são o manjericão (ocimum basilicum), cebolinha (allium fistulosum) orégano (origanum vulgare), salsinha (Petroselinum sativum), tomilho (thymus vulgaris), coentro (coriandrum sativum), hortelã (Mentha sp), melissa (melissa officinalis), e boldo (Plectranthus barbatus).

Com cuidados diários e muito carinho, um pouquinho de dedicação, prática e implantando-a em local onde bate o sol, em pouco tempo a safra caseira revela suas cores, aromas e sabores.

Liane Martins
Arquiteta paisagista
MC3 Paisagismo

Imagens:
mc3paisagismo.com.br
gastronomiaenegocios.com.br
pylones-usa.com
ontwerpduo.com
eggling.com
villartedesign.wordpress.com

Você pode se interessar também por
Paisagismo: A criatividade onde está?

Aprendendo com a natureza: Permacultura

Minhocasa - aproveite o lixo doméstico para suas plantas de jardins e paisagismo

Ozônio? Plantas em casa

Alimentos orgãnicos: vida mais saudável

Paisagismo: Beleza e praticidade do jardim Vertical




Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  

Comentários

20/03/2011 16:51:02

O homem moderno embora more em cidades cercado pelo concreto, sempre encontra inspiração para moldar paredes e janelas com plantas que dão vida ao ambiente, devolvendo a natureza o papel de reconstruir, esta deve ser a idéia central. Obrigado pela oportunidade de dizer que esta colaborando pela vida do planeta.

15/03/2011 19:17:12

A ultima imagem as plantas nas calhas em pvc
nota 10 e muito facil de montar e realmente funciona
as outras opções tambem boas
Muito legal Percival Plantas

15/03/2011 17:19:55

Excelente artigo. Como sugestão ecológicamente correta podemos usar em pequenas áreas garafas pet cortadas de forma obliqua que alem de um aspecto mais agradável a parte obliqua serve para ser pendurada. Misture as garrafas de várias cores. Parabéns.

14/03/2011 17:10:16

Maravilhoso, parabéns pelas opções apresentadas




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!