Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Preparando o Jardim para o Inverno

Autor: Regina Motta - Data: 04/06/2014
RSS

O inverno está chegando e, assim como nós nos preparamos para ele, com agasalhos e alimentação mais calórica, as plantas também precisam de cuidados para enfrentar a nova estação. Apesar de vivermos em um país de dimensão continental, onde os rigores do inverno são mais acentuados em poucas regiões, podemos observar mudanças no jardim.
As plantas começam a perder folhas e armazenar nutrientes para enfrentar a época mais fria e seca do ano.


Flores de inverno: Hortensias

Já publicamos aqui um artigo da Paisagista Marisa Lima onde ela nos diz que As plantas também dormem no inverno. Então a última adubação deve ser feita no final do outono, agora. Pode ser usado adubo químico, feito a partir de uma mistura de nitrogênio, fosfato e potássio, ou orgânico, como o húmus de minhoca.
A estação é seca, mas as temperaturas são mais baixas - então, é preciso regar com moderação. Uma boa forma de verificar a necessidade de água é fazer o teste do dedo: coloque-o na terra; se sair seco, está na hora de regar, se sair grudento, repita o teste no dia seguinte. O mais indicado é que a rega seja feita nas primeiras horas da manhã, às 6h ou 7h - e nada de molhar as folhas. A rega à noite e o excesso de água podem aumentar a umidade e elevar o risco de surgirem fungos.
A retirada das folhas e flores secas é importante para proteger contra pragas e doenças e para evitar que tampem o pouco sol. Elas são ótimas para produzir composto orgânico. Uma boa medida é recolhê-las e armazená-las, depois da decomposição poderão ser utilizadas como adubo orgânico e incorporadas à terra.


Flores de inverno: Azaleia

A Poda

A poda pode ser feita nas espécies que não estejam florindo, as floridas devem ser poupadas. A sabedoria popular recomenda que a poda deve ser feita nos meses que não têm r no nome (maio a agosto). . No frio, muitos galhos ficam secos. A retirada deles faz com que a planta ganhe vida. Isso vale para roseiras e primaveras, por exemplo; mas não vale para as azaléias, que florescem no inverno.
No caso do gramado, observe que a recuperação após o corte é mais lenta. É preciso fazer uma boa limpeza, retirar tiriricas e trevinhos, aparar a grama e reparar buracos e falhas. Se o solo do gramado estiver muito compactado, é bom furá-lo com o garfo de jardim para arejar e colocar uma camada fina de areia de construção, regando bem a seguir. A areia formará uma camada sob a grama permitindo a passagem do ar no solo
Quanto ao gramado, evite adubar no fim do outono, uma nova brotação será sensível ao frio e ao ataque de fungos.
Se a poda for em árvore, vale usar um antifungos para evitar que a planta fique prejudicada nos cortes. Fique atenta a pragas e fungos: as plantas, assim como nós, ficam mais sujeitas a doenças no inverno.


Flores de inverno: Ciclamen

Até as plantas carnívoras ressentem-se com o inverno. Durante o inverno as plantas costumam ter uma dormência natural. As plantas crescem mais devagar, algumas perdem até mesmo as folhas e as armadilhas, mas não se preocupe este é um processo natural e após o inverno elas voltam a crescer sempre maiores e mais fortes. Durante a dormência de um pouco menos de água. Não é possível fazer nada para evitar esta dormência., o melhor é esperar pacientemente a primavera chegar.
Pragas: Pode parecer estranho mais as plantas carnívoras também podem ser atacadas por pragas como pulgões e alguns bichinhos que nascem no substrato. Estes podem ser removidos manualmente, com remédios ou deixando a planta submersa em água por 45 minutos.


Flores de inverno: Amor perfeito

Mas, se você quer um jardim florido no inverno, escolha espécies adequadas que florescem nesta época: azaleia, amor perfeito, camélias, ciclamens, hortênsias, ipês, glicínias, rosas, manacá da serra, jasmim dos poetas, falso iris e outras!


Você encontra fornecedores de mudas destas e outras plantas aqui. Basta pesquisar pelo nome científico ou popular, clicar na foto e mandar mensagem para eles.

Você gostará também de:

Beleza e praticidade do jardim Vertical
O curioso jardim dos venenos de Alnwick Garden
É possível paisagismo ou jardim com ídolos do futebol?
Criaturas benéficas para as plantas de jardim e paisagismo
Jardim pré-histórico
Jardim - Como plantar com sucesso
JARDIM DENTRO DE CASA
Conheça plantas que atraem beija-flores para seu jardim !
Cuidando do Jardim - a terra
Formigas, nem sempre inimigas do jardim
Por que jardim? Um pouco de história



Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!