Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

O maravilhoso e tecnológico GARDENS BY THE BAY em Singapura.

Autor: Liane Martins - MC3 Paisagismo - Data: 24/06/2013
RSS

Quem ainda não conhece ficará maravilhado com a infraestrutura e a história do "GARDENS BY THE BAY", que apresento de forma resumida para apreciação de todos os leitores no presente artigo.

Tecnologia e processos construtivos inéditos foram utilizados na realização do singular projeto do Gardens by the Bay em Singapura, o que faz da contemporânea cidade, visita obrigatória aos amantes da arquitetura, do paisagismo, e de jardins e plantas.

0]



Uma das principais exigências aos arquitetos e engenheiros responsáveis pelo projeto é que todo o parque não utilizasse energia superior ao de um edifício comum de escritórios, um projeto modelo de desenvolvimento sustentável e preservação ambiental.



É um "super mega" parque verde construído em uma área de aproximadamente 100 hectares próximo ao Marina Bay e ao centro financeiro de Singapura dividido em três zonas verdes= Baysouth, Baycentral e Eastbbay. Das estufas - com colunas em arcos para proteção e apoio da estrutura em vidros especialmente desenvolvidos para captar totalmente a luz solar sem a transmissão do calor para o interior - às espécies vegetais oriundas de todo o mundo e das enormes estruturas de aço e concreto das árvores estilizadas de 25 e 50 metros de altura, tudo que se relaciona a este magnífico projeto é grandioso, inédito e de valores bilionários.



São sete instalações com jardins temáticos e estufas gigantescas com espécies provenientes de vários continentes, de minúsculas suculentas aos enormes e exóticos Baobás, de plantas aquáticas às desérticas, o visitante viaja ao redor do mundo através das diferentes espécies de plantas nativas dos quatro cantos do planeta.
As 11 super árvores metálicas despertam a curiosidade dos visitantes e além de abrigarem uma série de plantas e flores exóticas - 170.000 plantas com mais de 200 espécies e variedades de bromélias, orquídeas, samambaias e trepadeiras floridas tropicais - tem um inovador sistema de captação de luz solar e geração de energia, a noite são totalmente iluminadas ofertando ao visitante um espetáculo de luzes e cores.









O parque tem um programa educativo que mistura natureza e inovação tecnológica para mostrar às novas gerações a importância da relação das plantas como patrimônio da humanidade nas mais diversas culturas e tradições.








Se a viagem à Singapura não está assim tão próxima de nossa realidade, vale a pena passear pela Web buscando fotos e informações deste peculiar e especial parque criado para o desfrute dos amantes da natureza e tecnologia.

Site do parque= http://www.gardensbythebay.com.sg.

No canal pago Nat Geo o programa "Obras incríveis" reproduz todo o processo construtivo e tecnologias aplicadas, nos mostra ainda, os procedimentos adotados no transplante de grandes árvores e variedade de plantas que no decorrer da construção foram abrigadas em estruturas provisórias para a adaptação das diversas espécies, vale muito a pena conhecer.

Liane Martins
Arquiteta e Paisagista
Fotos e informações Gardens by the bay

Você gostará também de=
Entrevista Arquiteta Paisagista Liane Martins
A flor Camélia e sua história
[br" target="_blank">
Um toque de Natureza em casa= Terrários e Mini Jardins
Jardim sensorial, Jardim para todos, Jardim Cidadão
Agora Garden Tower, Residencial de luxo em Taipei
Feng Shui, tradição milenar e Ciência do Amanhã
Projeto de Paisagismo= Noção e bom senso



Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  

Comentários

12/07/2013 10:26:22

Oi Samuel, o projeto pelo lado tecnológico e considerando a provável intenção de preservação das espécies é muito interessante, mas concordo que, pelos valores investidos, numa realidade mundial com questões tão prioritárias como fome e pobreza, o projeto foi epicentro de debates e críticas. Lamento que num futuro mais próximo do que gostaria, os jovens conheçam a incrível diversidade do nosso planeta em Museus que reproduzem meras imagens em objetos inanimados ou em Parques temáticos comerciais de entretenimento. Abraços, obrigado pelo comentário, a reflexão é sempre fundamental.

27/06/2013 17:49:52

Parabéns pelo artigo, já tinha conhecimento deste projeto à 3 anos atrás, mas nunca pensei que fosse concretizado, pelo absurdo dos custos... Se bem que já não concorde com este tipo de projetos para o sec 21, mas como design é sempre espantoso.




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!