Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Monumento Vivo: Descubra a Árvore Mais Larga do Planeta

Autor: Giulia Wogel - Data: 08/04/2024
RSS

Conhecida como "Árbol del Tule", a árvore mais grossa do mundo conta com mais de 14 metros de diâmetro e uma circunferência com cerca de 58 metros. Desde 2003 a árvore da espécie Ahuehuete (Taxodium mucronatum), também conhecida como Chipre Mexicano, foi declarada como Patrimonio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Localizada na cidade de Santa María del Tule, no México, o turismo ao redor da árvore movimenta a economia da pequena cidade, que tem cerca de 8 mil habitantes. Por isso, a população local comemora sua importância todo ano em outubro, na segunda segunda-feira do mês.

 Árbol del Tule, a maior do planeta, no México

Fonte: Iguanas Rana's


Além de ter o maior diâmetro do mundo, ela também é árvore mais velha do México com cerca de 2 mil anos, e ainda não parou de crescer. Seu tronco é tão grande que para abraçá-lo são necessárias 30 pessoas, podendo abrigar uma média de 500 pessoas na sombra de sua enorme copa.

É também conhecida pelos moradores da região por ahuehuete, nome na língua nahuatl (asteca) que significa "velho homem da água", já que sua espécie costuma crescer às margens de rios. De início, imaginava-se que a grande árvore era composta por um aglomerado de outras menores, porém novas pesquisas foram feitas e apontaram que a Árbol del Tule é um único espécime.

 Árbol del Tule, a maior do planeta, no México

Fonte: mexicoenfotos


Por mais que não seja tão popular mundo a fora, A Árvore de Tule foi inspiração para A Árvore da Vida, atração famosa no parque da Disney Animal Kingdom. Com seus 42 metros de altura e mais de 636 toneladas, outro elemento que chama atenção em seu tronco são as figuras formadas pelos nós em seu trono, apelidadas pelos habitantes locais de “O Elefante”, “O Leão”, “Os Três Reis Magos”, “O Veado”, “O Abacaxi” e “O Peixe”, entre outros.

A lenda sobre sua origem é chamada de Zapoteca, e diz que a árvore foi plantada por um antigo sacerdote de Ehecatl, o Deus do vento. Desse modo, o local que comporta esse monumento é considerado sagrado para muitos. Sua história e beleza é comemorada anualmente na cidade, com direito a danças, comidas típicas, música e show de fogos.

Referências

Árvore de Tule – México. A árvore mais grossa do mundo. Disponível em: https://www.melevaviajar.com.br/arvore-de-tule-mais-grossa-do-mundo/

Considerada a árvore mais grossa do mundo, espécime mexicano tem 42 m de circunferência. Disponível em: https://revistacasaejardim.globo.com/paisagismo/noticia/2024/03/considerada-a-arvore-mais-grossa-do-mundo-especime-mexicana-tem-42-m-de-circunferencia.ghtml




Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!