Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Árvores: Essenciais e espetaculares em Paisagismo

Autor: Liane Martins - MC3 Paisagismo - Data: 08/02/2022
RSS

As árvores são as principais representantes da mãe natureza, são essenciais ao nosso planeta funcionando sozinhas como verdadeiros ecossistemas. Em suas copas perpetuam a vida abrigando ninhos e famílias de insetos, pássaros e pequenos animais que por vezes se alimentam de seus frutos e folhas. Uma diversidade de outras plantas se abrigam na sombra de suas copas compartilhando sua companhia, vivendo simbioticamente em perfeita harmonia.

As árvores são os vegetais mais importantes do nosso ecossistema, essenciais ao ser humano, devido a sua utilidade e inestimável beleza, independente da espécie e família, são fundamentais e obrigatórias no Paisagismo. Com inúmeras variedades provindas de diversas regiões do planeta, além de sua importância como elo fundamental entre homem e natureza, independente de seu porte - algumas gigantescas outras pequenas e delicadas - é primordial lembrar que muitas estão ameaçadas de extinção.


Jequitibá

Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) árvores como o Pau-Brasil, Jequitibá, Sapucaia, Jatobá, Jacarandá, Mogno, Imbuia, Araucária, entre outras, estão classificadas em diferentes fases, como vulneráveis, raras e em perigo de extinção. Uma forma de contribuirmos para a preservação destas espécies é não comprar móveis de madeira extraída destas árvores e solicitar a certificação que garante a origem ao fabricante ou lojista.


Sapucaia e Gameleira

As árvores são as maiores produtoras de frutos do reino vegetal, dos mais variados tamanhos, sabores e aromas. Quando floridas são de uma beleza espetacular. Algumas culturas celebram seu florescimento. No Japão ocorrem as tradicionais festividades ao ar livre, chamadas "Hanami" que significa o ato de observar as flores, comemoração que tem como âmago a reflexão sobre a efemeridade e brevidade da vida. Muitas espécies são cultuadas desde a antiguidade, outras foram adotadas como símbolos nacionais, nossa Caesalpinia echinata, o Pau-Brasil, deu nome ao País por ser a principal riqueza na época do descobrimento.


Jatobá
Algumas espécies são muito utilizadas no paisagismo atualmente, tais como:
Na arborização de ruas a Chuva-de-ouro (Cassia fistula) com flores amarelo-ouro visitadas por borboletas ou a Suinã (Erythrina velutina) extremamente ornamental quando em flor;
No reflorestamento o Eucalipto (Eucalyptus tereticornis), provavelmente a espécie mais cultivada no Brasil, também para extração da celulose;
Em cercas vivas, a arvoreta muito ramificada Sansão-do-campo (Mimosa caesalpiniaefolia);
As frutíferas campeãs, Jabuticabeira (Myrciara cauliflora) de imbatível beleza quando florida e Romãzeira (Punica granatum) uma das plantas mais cultivadas no mundo.


Jacarandá
Em parques e jardins, o exuberante Jacarandá-mimoso (Jacaranda mimosaefolia), o imponente Jatobá (Hymenaea courbaril), a bela arvoreta Resedá (Lagerstroemia indica), a escultural Árvore do viajante (Ravenala madagascariensis) que apesar de não parecer uma árvore é assim classificada; o popular Ipê amarelo (Tabebuia chrysotricha), a nobre Quaresmeira (Tibouchina granulosa), o gracioso Manacá-da-serra (Tibouchina mutabilis), entre outras tantas, que por suas características específicas, ora pela sombra generosa, ora pela exuberância de suas flores, ou ainda em composição harmoniosa com outras plantas, estão sempre presentes em projetos paisagísticos.


Araucaria
O essencial é plantá-las e dar asas à imaginação, deixando espaço adequado para seu crescimento, de tronco, copa e raízes, visualizando na pequena semente ou muda o florescimento de uma imponente árvore.

Liane Martins
Arquiteta paisagista
MC3 arquitetura e paisagismo
As imagens são Licença Creative Commonx Attribution – Share Alike 4.0 international

Você pode se interessar também por:
Plantas ornamentais: Árvore Canhão. àrvore sagrada

Plantas nativas da Caatinga, bioma rico e pouco conhecido

Paisagismo no Brasil: plantas de todos os biomas

Paisagismo com plantas nativas: aguçando os sentidos

Árvore Sagrada do Sertão: Árvore que dá de beber






Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  

Comentários




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!