Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Aprendendo com a natureza - Permacultura

Autor: Regina Motta - Data: 07/05/2010
RSS

Um dos princípios fundamentais da permacultura é o respeito pela sabedoria da natureza, que desenvolveu um sistema perfeito para cada lugar. Do princípio vem a estratégia (observar e copiar a Natureza), da qual surgirão as inúmeras técnicas , que podem ser copiadas de situações similares ou criadas no local, para planejar a sustentabilidade de quintais, sítios, fazendas ou comunidades (novas ou já existentes), como ecovilas, bairros e assentamentos.



Criada pelos ecólogos australianos Bill Mollison e David Holmgren na década de 1970, a Permacultura significa cultura permanente, ou seja, a sustentabilidade ecológica, estendendo-se para a sustentabilidade dos assentamentos humanos.

Podemos dizer que é uma síntese de práticas agrícolas tradicionais com idéias inovadoras. Une conhecimento secular às descobertas da ciência moderna, proporcionando por exemplo, o desenvolvimento integrado da propriedade rural de forma viável e segura para o agricultor familiar.

Procura utilizar princípios ecológicos para projetar, criar, gerir e melhorar o modus vivendi de comunidades visando um futuro sustentável.



Pretende criar um sistema de apoio à vida urbana ou rural, utilizando qualidades inerentes às plantas e animais para respeitar as características naturais dos terrenos e edificações, utilizando a menor área possível.



No planejamento destas comunidades, além do ambiente físico, é preciso considerar os aspectos: social, econômico, cultural e espiritual como parte imprescindível dos projetos porque, no novo paradigma, reconhece-se que a felicidade não se resume ao materialismo.

Fontes:
http://permaculturanaescola.wordpress.com/linklbum/
http://permaculturabr.ning.com/photo/photo/list

Leia também:

você conhece o Neem?

Alimentos orgãnicos: vida mais saudável


Xaxim - abandone essa prática

Pegadas ecológicas

Minhocasa - aproveite o lixo doméstico para suas plantas de jardins e paisagismo




Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  

Comentários

20/05/2010

Prezada Ida, agradeço suas boas sugestões! O site é de todos os parceiros e melhorá-lo será bom para todos, não acha?
Que tal fazer uma bela matéria para o Blog, hein?
Um abraço

20/05/2010

Obrigada, Francisco, queremos sempre nos esforçar para fazer o melhor aqui, neste espaço que é nosso, de todos nós!

18/05/2010

Prezada Regina, o artigo está bom, mas seria ótimo se voces pudessem por, e que penso não ser nada complicado para este site, o recurso para que todos pudessem ampliar as ilustrações, uma vez que elas complementam sua ótima abordagem no assunto.
Ampliar as imagens além de complementar, são fundamentais para que os leitores possam acompanhar com exatidão a mensagem e os objetivos que você propõe. Certo?
Parabéns !!
Ida Terron
arquiteta e urbanista
paisagista
Nas
Quatro Estações
Formas, Texturas, Cores, Aromas e Sabores no seu jardim.
Atendemos todo o Brasil.
nasquatroestacoes@gmail.com

17/05/2010

Prezada Verena, concordo com você plenamente. Nós somos parte da natureza e nos esquecemos disso, maltratamos aquilo que faz parte de nosso ser, não é?

17/05/2010

Gostei muito do artigo! Parabéns!

17/05/2010

Muitas vezes sim Regina,por isso, acho que estamos aqui aprendendo a viver e amar com Ela!!!
Abraços

16/05/2010

ótima matéria,adoro este assunto!!!a permacultura mostra ao homem que podemos viver em comunhão com a natureza,integrados, pois somos e fazemos parte dela!!!!!!

14/05/2010

Prezada Arq Elenise, seu convite me deixa muito honrada mas, infelizmente, não será possível atendê-lo.
Agradeço a apreciação da matéria e convido-a a participar de nosso site e BLOG, ele é aberto a todos os envolvidos com a questão do meio ambiente, paisagismo e ecologia.

13/05/2010

Assunto muito atual e importante. Gostaria de saber se a autora teria interesse em dar uma palestra ou mini curso sobre ermacultura em Goiânia. Faço parte da coordenação de cursos do IAB-Goiás e aguardo contato pelo e-mail: elenisearaujo.arq@gmail.com. Obrigada. AArq. e urb. Elenise




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!