Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Palmeiras em paisagismo: Phoenix Reclinata

Autor: Regina Motta - Data: 25/06/2010
RSS

Mais uma bela sugestão de nosso assinante do Blog, Alberto Ferrari, da Argentina, onde mantém um paraíso ecológico preservado. São dele Porque usar palmeiras em Paisagismo e Erytrina Dominguezii: Uma lenda da Argentina - árvore que já foi mulher


Ele nos fala da diferença dos caules da Phoenix reclinata, cultivadas em regiões frias, como a que ele vive.

Deixo os comentários feitos por ele em seu próprio idioma.

Ahora le envio fotos de Phoenix Reclinata creciendo en mi campo con raras curvaturas de tronco
Yo se que en Brasil hay muchas Palmeras de esta especie , pero lo interesante sera ver las formas de troncos y desarrollo de esta especie en mi campo pegado al rio Parana en Noroeste de Argentina , de esta forma en Brasil las ven creciendo en forma distinta.

Phoenix Reclinata creciendo con troncos curvos , campo de Alberto Ferrari



Essa palmeira elegante, originária da África, onde é protegida na região Sul, com sua característica delgada, inclinando suas hastes é uma característica de matas ciliares e da floresta na parte leste do país. É quase sempre associada à água, quer em rios ou em pântanos.

Descrição

Phoenix reclinata pode atingir até 12 m, mas é mais freqüentemente entre 3 e 6 m. Pode ser simples ou multi-haste, às vezes formando uma touceira densa, arbustiva. As folhas são arqueadas, folhas verdes e brilhantes formando coroas. As frondes velhas permanecem na árvore e se tornam saias, ficando em linha reta abaixo da coroa. As flores aparecem durante Agosto, Setembro e Outubro. Plantas masculinas e femininas são separadas. As inflorescências formam atraentes cachos amarelos. Flores masculinas produzem massas de pólen que são liberadas nas nuvens. Os frutos de cor laranja-marrom aparecem em fevereiro, março e abril. Eles são de forma oval. É uma árvore protegida no sul da África.

Phoenix Reclinata creciendo con troncos en forma de tirabuzon , campo de Alberto Ferrari



Distribuição

A tamareira cresce naturalmente selvagem do Cabo Oriental estendendo-se até ao Norte como o Egito. Os seus habitats naturais são: rios e pântanos, embora ocasionalmente é encontrada em pastagens, se o lençol freático é alto o suficiente. As raízes são geralmente em água, por isso, seria tolerante com condições de alagamento em cultivo. Ela também suportará geada leve, mas, muito provavelmente, afetará sua forma final.

Derivação do nome e aspectos históricos

Phoenix é o nome grego para a palmeira e reclinata é palavra derivada do latim usada no sentido de agachar e remete para as frondes arqueadas. A tamareira selvagem é um parente da palmeira P. dactylifera que provavelmente é originária do Norte da África e da Península Arábica, das Canárias, Palm Island (P. canariensis). É muitas vezes vista nos jardins mais velhos na África do Sul e também parente da palmeira anã (P. roebelenii do Laos no Extremo Oriente). As Phoenix, caracteristicamente, possuem espinhos afiados na porção basal das frondes. Estes foram alterados, assumindo uma função protetora.

Phoenix Reclinata creciendo con troncos rectos hacia arriba , campo de Alberto Ferrari



Ecologia

Aves, macacos e babuínos comem a fruta madura. Este é possivelmente um meio de dispersão de sementes. As folhas são comidas pela lagarta da borboleta de palmeira-nightfighter.

Phoenix Reclinata creciendo con troncos rectos hacia arriba , campo de Alberto Ferrari



Usos e aspectos culturais

Na África, as folhas são usadas para fazer esteiras, cestos e chapéus. Vassouras para dragagem em torno de habitações rurais são feitas de inflorescências secas. A nervura central da fronde é usado para construir caixas de peixe (kraals). O vinho de palma é feita a partir da seiva. O coração da coroa é, por vezes, consumido por pessoas. As crianças gostam da goma produzida pelas raízes. As saias de folhas são usadas pelos meninos Xhosa, quando submetidos a ritos de iniciação. Os frutos são comestíveis. Os espinhos aparentemente têm uso medicinal tradicional.

Phoenix Reclinata aqui como se crian en forma salvaje , por dispersion de semillas por los pajaros , en esta foto nacieron al lado de Butia Yatay especie nativa de Argentina , en el campo de Alberto Ferrari




Essa palmeira pode ser usada como uma árvore de espécime em um amplo jardim com relvados extensos.É muito usada também em projetos de paisagismo. Também pode fazer parte de uma plantação que atraia a fauna para o jardim quando frutificarem. Em pequenos jardins é preciso garantir que a planta tenha espaço suficiente para se espalhar. Quando jovem poderia ser usada como uma planta de vaso. Em áreas mais frias, as plantas jovens precisam de proteção de geada para as primeiras temporadas.

Para a propagação por sementes, frutos maduros devem ser selecionados e toda a pasta removida. Semeando em uma mistura de areia de rio e de compostagem. As sementes podem ser pressionadas suavemente para ficarem média ou levemente cobertas. Não permita que o solo fique seco. A germinação deve começar depois de cerca de um mês. O transplante pode ser realizado quando a primeira folha é de 50 mm de comprimento. As plantas crescem muito lentamente e vão precisar de fertilizante de liberação lenta durante o crescimento. De propagação vegetativa, os brotos de uma planta adulta também podem ser removidos e plantados.

Phoenix Reclinata creciendo con troncos en forma de tirabuzon , campo de Alberto Ferrari




Phoenix Reclinata creciendo con troncos reptantes por el piso , campo de Alberto Ferrari



Leia também:

Plantas para paisagismo:Agapanto

Plantando arte

Bromélias

Cultivo de árvores outonais

Relação entre as plantas e a fauna

Conheça plantas que atraem beija-flores para seu jardim

Como as plantas atraem os animais


Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  

Comentários

07/07/2010 17:39:03

De grande importancia, o historico dessa maravilhosa palmeira, alem de belissimo seu desabrochar..

07/07/2010 16:31:56

Sim Regina,é importante usufruir com sabedoria!!!

07/07/2010 11:55:26

São os infinitos recursos que a Mãe Natureza nos oferece, precisamos saber usufrui-los e preservá-los, não acha?

05/07/2010 18:56:11


Belíssimo exemplar!!!Além de ser versátil;com seu uso no artesanato,na culinária,no paisagismo e como alimento para ave fauna.




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!