Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Árvores que são símbolos dos Estados do Brasil

Autor: Regina Motta - Data: 11/05/2020
RSS

Árvores que simbolizam os Estados do Brasil – Parte 1

Nossa diversidade de plantas é uma das maiores de todo o planeta, isto é inegável! O Brasil é um país que engloba várias regiões de climas diversos e isto contribui para esta riqueza vegetal que, infelizmente, não tem sido preservada como deveria!
Temos uma relação de árvores que representam os estados, não é uma relação completa, mas é bastante significativa.

Vamos a elas:

ACRE – AC: Seringueira – Hevea brasiliensis
Conheça a árvore responsável pelo principal ciclo econômico da Amazônia e que possibilitou a Belle Époque nas cidades de Belém e Manaus. Os recursos da comercialização do látex também proporcionaram a consolidação do Museu Goeldi, cujo Parque Zoobotânico funcionou como laboratório ao ar livre para o estudo das plantas gomíferas.


Museu Goeldi

Alagoas – AL: Craibeira – Tabebuia aurea
O nome popular "paratudo" deve-se ao fato de que os pantaneiros do Brasil mascam a casca como remédio para problemas no estômago, vermes, diabetes, inflamações e febres.
Outros nomes populares: craibeira, caraiberia, caroba-do-campo, cinco-em-rama, cinco-folhas-do-campo, ipê-amarelo-craibeira, ipê-amarelo-do-cerrado, pau-d'arco.
Está na lista da flora ameaçada do estado de São Paulo.
A Craibeira foi instituída árvore símbolo do estado em Alagoas em 29 de abril de 1985, pelo decreto estadual 6.239 assinando pelo então governador Divaldo Suruagy.


wikimedia

Amapá – AP – Ampazeiro - Parahancornia fasciculata é uma planta nativa da floresta tropical na América do Sul. O látex da árvore é usado na medicina tradicional.


Parahancornia fasciculata

Amazonas – AM – Castanheira – Bertholletia excelsa - popularmente conhecida como castanha-do-brasil, castanha-da-amazônia, castanha-do-acre, castanha-do-pará, noz amazônica, noz boliviana, tocari ou tururi, é uma árvore de grande porte, muito abundante no norte do Brasil e na Bolívia, cujo fruto contém a castanha, que é sua semente.


wikimedia

Bahia – BA – Umbuzeiro - Spondias tuberosa L., popularmente conhecido como umbuzeiro, imbuzeiro ou jique é uma árvore de pequeno porte, pertencente à família das anacardiáceas, de copa larga, originária dos chapadões semiáridos do Nordeste brasileiro, que se destaca por fornecer sombra e aconchego


wikimedia

Ceará – CE –Carnauba - Copernicia prunifera A carnaúba, também chamada carnaubeira e carnaíba, é uma palmeira, da família Arecaceae, endêmica do semiárido da Região Nordeste do Brasil. É a árvore-símbolo do Estado do Ceará, conhecida como "árvore da vida", pois oferece uma infinidade de usos ao homem.


wikimedia

Distrito Federal – DF - Mauritia flexuosa, Buriti , Buritirana , Caraná , Canangucha , Moriche, O termo buriti é a designação comum das plantas dos gêneros Mauritia, Mauritiella, Trithrinax e Astrocaryum, da família das arecáceas (antigas palmáceas).


wikimedia

Espírito Santo – ES –
Jequitibá - Cariniana rubra Jequitibá-vermelho , Jequitibá , Cachimbo-de-macaco , Cachimbeira.
O jequitibá-rosa, árvore emergente brasileira da família Lecythidaceae, é a árvore-símbolo dos estados de São Paulo e do Espírito Santo. Seu porte e beleza fizeram com que seu nome fosse dado a cidades, ruas e palácios.



wikimedia

Goiás - GO – Pau – papel – Tibouchina papyrus O pau-papel, também conhecido como árvore-do-papel, é uma planta arbustiva endêmica do cerrado brasileiro. Caracteriza-se pela textura de seu tronco, escamado em finas lâminas que se assemelham a papel de seda.


wikimedia

Maranhão – MA - O babaçu também chamado bauaçu, baguaçu, auaçu, aguaçu, guaguaçu, uauaçu, gebara-uçu, coco-de-macaco, coco-de-palmeira, coco-naiá, coco-pindoba e palha-branca, é uma espécie (Attalea speciosa) da família das palmeiras (Arecaceae).


By Marcelo Cavallari - Own work, CC BY-SA 4.0, wikimedia

Mato Grosso – MT - Hevea brasiliensis, conhecida pelos nomes comuns de seringueira e árvore-da-borracha, é uma árvore da família das Euphorbiaceae. Apresenta folhas compostas, flores pequeninas e reunidas em amplas panículas. Sua madeira é branca e leve e, de seu látex, se fabrica a borracha.


wikimedia

Mato Grosso do Sul – MS - Tabebuia impetiginosa, Lapacho-rosado , Lapacho , Pau-cachorro , Piúna , Piúna-roxa , Ipê-roxo-de-bola , Ipê-una , Ipê-preto , Pau-d´arco-roxo , Ipê-de-minas , Ipê-roxo.


wikimedia

Você gostou da nossa pesquisa? Deixe seu comentário!
Em breve completaremos com as árvores dos outros estados do Brasil.

Você gostará também:
Erythrina Dominguezii: Uma lenda da Argentina - árvore que já foi mulher
Paisagismo no Brasil: plantas de todos os biomas
Árvore Sagrada do Sertão: Árvore que dá de beber
Árvores: Essenciais e espetaculares em Paisagismo


Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  

Comentários




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!