Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Sertão e a Caatinga inspiram jardim contemporâneo na 20ª Casa Cor Minas Gerais

Autor: Luiza Soares - Data: 02/02/2016
RSS


O Ateliê de cerâmica Flávia Soares, de Contagem, estreia na Casa Cor Minas Gerais desse ano, ao lado do arquiteto parceiro Gabriel Castro e da paisagista Luiza Soares. Juntos, eles projetaram uma instalação para um dos halls do evento, inteiramente composta por peças de cerâmica produzidas especialmente para o projeto nomeado Jardim do Sertão. O resultado é uma incrível composição de vasos, cachepôs suspensos e luminárias pendentes que tem chamado a atenção dos visitantes.



Hall do jardim do Sertão - Foto Gabriel Castro

O projeto faz referência ao semiárido brasileiro, em especial a caatinga, destacando a importância, riqueza e biodiversidade desse bioma ainda pouco valorizado e, por isso, muito afetado pelo desmatamento e processo de desertificação. Há ainda o destaque para a cerâmica como objeto de produção artesanal e familiar, como fator de grande importância estética e econômica das regiões do nordeste brasileiro.

O tema é explorado através da linguagem da cerâmica e suas metamorfoses, material que assume numerosos aspectos, formatos e funções no ambiente, ao mesmo tempo em que acolhe exemplares de vegetais cactáceos, compondo um jardim que destaca a diversidade da flora característica do semiárido brasileiro. Em suas formas, as peças de cerâmica sugerem o escoar de gotas a partir de pendentes iluminados que, em queda, transformam-se em cachepôs suspensos e vasos de onde brotam as plantas.


Detalhe do Jardim do Sertão - foto Gabriel Castro

A cerâmica foi utilizada com dois tipos de acabamento, o aspecto natural e o vidrado cerâmico pigmentado de amarelo. Dentre as peças, há aquelas produzidas em torno e também as produzidas à mão, utilizando as mesmas técnicas de modelagem das tradicionais paneleiras.

Todas as peças são originais e foram produzidas com exclusividade para o projeto. A ceramista Flávia Soares explica: A cerâmica produzida em pequena escala e de forma artesanal valoriza a produção e o consumo conscientes e fortalece a economia regional, tornando-se uma alternativa original aos produtos massificados que, muitas vezes, estão relacionados à práticas nocivas à sociedade e ao planeta.



CONTATO: Ateliê de Cerâmica Flávia Soares

Tel.:(31)3398 3733

Email: ssoaresflavia@gmail.com

Site: facebook.com/atelieflaviasoares



Daniel Romeiro (31)85271497 daniel.brit@gmail.com

Gabriel Castro (31) 97417499 gabriel@mobio.arq.br

Luiza Soares (31) 85271498 luiza.ss.romeiro@gmail.com


--
Luiza Soares
paisagismo
031-33983733
facebook.com/luizasoarespaisagismo

Você gostará também:

Paisagismo: Sensibilidade e encantamento

Fazenda Urbana, um escritório diferente de tudo que você já viu!

A beleza dos capins em Paisagismo

Plantas que atraem aves e outros bichos

Edward James e o Jardim do Eden


Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!