Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Qual a sua opinião sobre o Água Boa?

Autor: Regina Motta - Data: 15/12/2009
RSS

Nós sabemos que a água é essencial para a vida do planeta Terra, no entanto, o que estamos fazendo para preservá-la, para cuidar de sua pureza, poupá-la, usando-a com equilíbrio?

Fala-se muito, espera-se muito e faz-se muito pouco!
Assim, quando tomarmos conhecimento de bons projetos e iniciativas, renasce o otimismo e nos enchemos de esperança de um futuro sustentável para a nossa Mãe Terra.

Nós, os seres humanos, perdemos a conexão com os ciclos das águas mas, agora, somos obrigados a reaprender a enxergar seu ritmo e a respeitá-lo, tantas as catástrofes que nos vêm acontecendo. Para isso surgiram iniciativas como o Programa "Cultivando Água Boa" de Itaipu.



O Programa Cultivando Água Boa é um marco na história da gestão ambiental da Itaipu Binacional, que ampliou o conceito anterior de atendimento aos 16 municípios lindeiros ao reservatório da usina para formar parcerias e trabalhar com os 29 municípios que compõem a Bacia Hidrográfica do Paraná III.



fonte da foto: viajarerefletir.zip.net/images/itaipu.jpg

Baseado no forte compromisso da ética do cuidado com o futuro sustentável do planeta, o Cultivando Água Boa foi criado em 2003 pela Itaipu Binacional e tem 18 programas, 70 projetos e 108 ações de responsabilidade socioambiental na verdadeira unidade de planejamento da natureza, que é a bacia hidrográfica. Além de garantir a qualidade da água que forma o Lago de Itaipu e gera energia elétrica de qualidade para o Brasil e para o Paraguai, o Cultivando Água Boa é fonte de responsabilidade ambiental em toda a região da Bacia do Paraná III.

As ações do Cultivando Água Boa envolvem parcerias institucionais, não governamentais, com setores dos movimentos sociais, como agricultores, pescadores, catadores, suinocultores, assentados, indígenas e instituições de ensino e pesquisa. O caráter plural e diversificado do Cultivando Água Boa garante a gestão compartilhada dos cuidados com o meio ambiente e com o ser humano e aponta para um caminho de esperança na construção coletiva de um lugar ambientalmente correto para se viver"
Programas:
Gestão por bacias
Tem como objetivo aumentar a vida útil do Lago para a produção de energia elétrica da Itaipu, através da preservação e recuperação do meio ambiente da região, em especial da água, do solo e das florestas, de forma integrada com os municípios, proprietários rurais e demais atores sociais.
Sustentabilidade Regional
Desenvolve projetos de caráter sócio-econômicos para a melhoria da qualidade de vida da população de baixa renda e das minorias dos municípios da Bacia do Paraná III, atendendo catadores de lixo, assentados, índios Avá Guarani e pequenos agricultores com apoio a atividades ambientalmente corretas e economicamente auto-sustentáveis, tais como: coleta solidária, apicultura, jovem jardineiro, infra-estrutura para obras sociais, plantas medicinais, agricultura familiar e estímulo à produção de alimentos orgânicos.

Biodiversidade nosso Patrimônio
Visa a preservação e recomposição da biodiversidade (fauna e flora) regional. Consiste em medidas de manejo das áreas protegidas de ITAIPU (reservas e refúgios biológicos e faixa de proteção do reservatório da usina); produção e plantio de mudas; atendimento de animais no Hospital Veterinário; estudos e pesquisas da diversidade ictiofaunística e formação de bancos de germoplasma; criação de animais silvestres, inclusive espécies ameaçadas de extinção; implantação do "Corredor da Biodiversidade" que vai ligar as áreas protegidas de ITAIPU com o Parque Nacional do Iguaçu, estabelecendo uma inter-conexão também com o Parque Nacional de Ilha Grande.

Além de outros programas como:
Saneamento da Região
Monitoramento e Avaliação Ambiental
Educação Ambiental
Produção de Peixes em Nossas Águas
Gestão Estratégica da DC
Prospecção de Recursos
Gestão da Informação e Processos da DC
Infra-estrutura eficiente
Nossa esperança em resultados positivos deve ser cultivada e divulgada!
Leia a informação completa em:

http://www2.itaipu.gov.br/cultivandoaguaboa/



Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  

Comentários

11/01/2010

Prezada Mayara, seu testemunho é muito importante para nós! Que bom saber que o programa está sendo um sucesso!
Tomara que continue sempre assim.

10/01/2010

Por ser moradora de Santa Terezinha de itaipu,município lindeiro ao lago de itaipu,considero o programa Cultivando Agua Boa essencial pelo apoio que tem dado à população nas questões socioambientais.
Sou testemunha de que todas as açoes realizadas no meu município voltadas à preservação ambiental tem sempre um dedinho da Itaipu binacional,por meio desse programa.
Participo da Educação Ambiental do programa,e estou totalmente satisfeita com os resultados alcançados.

05/01/2010

Você tem toda razão quando diz sobre a participação de todos principalmente. Se cada um de nós fizermos a nossa parte, gota a gota, faremos a diferença no futuro de nossa Mãe Terra, não acha?

04/01/2010

Infelizmente acordamos tarde para um assunto de extrema importancia, mas com empenho e participação de todos poderemos recuperar boa parte da fauna, flora e alguns mananciais importante, portanto: mãos a obra.




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!