Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Plantas ornamentais: Árvore canhão, árvore sagrada

Autor: Regina Motta - Data: 18/02/2022
RSS

As variedades vegetais existentes na natureza são infindáveis:
A Coroupita guianenses, por exemplo, catalogada pelo botânico francês J.F. Aublet, em 1775, é nativa do Caribe e em algumas partes da América do Sul e da Índia - onde serve para decorar templos religiosos há pelo menos 3mil anos.


fonte: https://commons.wikimedia.org/
Nome Popular: Castanha-de-macaco, abricó-de-macaco, cuia-de-macaco. amêndoa-dos-andes, amendoeira-dos-andes, castanha-de-anta, castanha-de-macaco, cuia-de-macaco, macacarecuia, maracarecuia, pau-de-macaco.
Características Gerais: Ocorre nos igapós e margens inundáveis de rios na região amazônica, principalmente no Estado do Pará e também nas Guianas.

Árvore que atinge de 8 a 15 m (Couroupita guianensis), da fam. das lecitidáceas, nativa da Amazônia, de folhas aglomeradas na extremidade dos ramos, flores com pétalas róseas e amarelas na face externa, em racemos que nascem diretamente sobre o tronco e os ramos, e pixídios globulares, lenhosos, com polpa mucilaginosa, que produzem odor desagradável no seu apodrecimento; Fruto globoso, com uma polpa azulada, comestível, porém pouco agradável. Sementes comestíveis para os animais.


Fonte: https://commons.wikimedia.org/
É conhecida como "árvore canhão" e seu apelido é bem significativo - não só suas frutas são enormes esferas, mas quando elas caem no chão elas normalmente explodem produzindo um barulho muito alto. Normalmente, essas árvores não são plantadas próximas de calçadas ou vias nas quais pessoas circulam, já que podem provocar acidentes fatais.
As frutas também são curiosas porque parecem "sair" diretamente do tronco das árvores e não de seus galhos. E além da explosão, elas liberam um odor horrível, ao contrário das flores que, apesar de serem perfumadas, também são estranhas, aparecendo em grupos - cada um desses grupos pode chegar a medir cinco metros de comprimento.
Suas folhas e flores são usadas medicinalmente - diz-se que elas possuem propriedades analgésicas e antibacterianas. A casca do seu tronco, supostamente, cura resfriados. O suco das folhas é usado para tratar malária e doenças de pele e mastigar folhas novas alivia dores de dente. O interior das frutas pode limpar machucados, impedindo infecções, o que deve ser muito desconfortável devido a seu mau cheiro.

As flores da árvore possuem muito pólen, usado pelas abelhas para alimentação, mas não possuem néctar. As abelhas também fazem a fecundação das plantas, levando o pólen de uma árvore a outra.
Na Índia, elas são encontradas nos templos dedicados ao deus Shiva e no Sri Lanka em templos budistas.
É considerada sagrada para os hindus porque suas flores lembram o chapéu usado por Naja, uma cobra sagrada de sua mitologia. Onde elas existem são colocadas placas de sinalização, pedindo para que pessoas não fiquem próximas, na época em que as frutas começam a ficar maduras, para evitar acidentes.

Em artigo de http://dkvblog.sulekha.com/ encontramos esta nota sobre a "cannon ball" como é chamada na Índia, no templo de Varkala, Kerala, Índia.


"Esta árvore especial no Swamy Janardana Templo tem muitas bonecas ligadas ao caule perto da sua base. Estas foram deixadas para trás por casais sem filhos que desejam um filho. Eu também vi alguns cantores folk aí que iriam cantar uma canção para o Raja Naga se um adorador queria as bênçãos do Deus Serpente para um membro da família ou qualquer pessoa amada".

Fonte da foto: http://www.overthemundo.com/kablog/?tag=kerala

Você pode se interessar também por:

Paisagismo com plantas ornamentais raras: Tillandsia creation

Planta que recolhe dejetos e recicla

9 mil anos- A mais antiga árvore viva do mundo

Gigantes da natureza: conheça as maiores árvores do mundo!

Gigantes da natureza:conheça as maiores flores do mundo

Erytrina Dominguezii: Uma lenda da Argentina - árvore que já foi mulher

Plantas exóticas: Planta com cheiro de pipoca

A revolta do Ipê


Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  

Comentários

10/12/2010 13:59:55

Oi...
No meu viveiro de mudas nativas tenho muitas mudas dessa árvore... ela, em floração é maravilhosa mesmo.

Suzana
Árvores Brasileiras - Viveiro de mudas Nativas
Iperó/ SP




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!