Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Arquitetura do Século XX: As casas mais significativas do século

Autor: Regina Motta - Data: 20/03/2017
RSS


Elas não são monumentos e algumas são consideradas como MITOS. Além da criatividade de seus autores, os melhores arquitetos do século passado, têm como marca a integração ao ambiente através do paisagismo. Estão inseridas no Movimento Modernista, onde o "menos" é "mais" e o entorno é determinante no projeto. O paisagismo é o elemento determinante.


01 La máquina de habitar - Villa Savoye (Poissy, Francia) (1929 - 1931)


AUTOR jeanbaptisteparis from Cambridge, MA, USA

Cinquenta anos depois da morte de Le Corbusier, ela continua sendo considerada um dos edifícios do Século XX mais significativos da França.

Corbusier tinha como lema: "uma casa é uma máquina de habitar" e esta obra expressa de maneira magnífica os princípios renovadores, resumidos em "5 pontos".
Pela primeira vez foi utilizado em um casa particular elementos de desenho como os espaços fluidos, os tetos planos, as linhas simples e a janelas alargadas que permitem desfrutar a paisagem. Ainda hoje é considerada uma casa de vanguarda.

02 O minimalismo extremo - Glass House (Connecticut, EE UU) de Philip Johnson


Carol M. Highsmith

La Glass House é uma casa reduzida a sua essência. Completamente transparente, minúscula e acolhedora. Representa a essência do que se considera uma casa.
Foi construída em 1949, e simboliza o impulso do Movimento Moderno Americano e sua principal característica é a capacidade de formar parte da paisagem.
Estando dentro da casa, fica óbvio que a verdadeira estrela é a paisagem perfeita que a rodeia.

3 - Artesanato local aliado ao funcionalismo e à beleza: Casa Aalto em Helsinque, Finlandia


Autor aiko99ann

Esta casa de Alvar Aalto registrou um novo record de visitas em 2015, foi a residência familiar da família desde 1936. É simples, leve, serviu como protótipo para outras obras suas. Combina a funcionalidade com a consciência ambiental do arquiteto.

A diferença de outras obras mestras do Modernismo, ela se distingue por ter muitos elementos decorativos que se ligam à tradição artesanal da Finlandia.

04 Casa da Cascata de Frank Lloyd Wright


Esther Westerveld

Conhecida como Casa da Cascata, a residência Kaufmann, foi construída entre 1936 e 1939, sobre uma cascata do Rio Bear Run, em Fayette, Pensilvania, Estados Unidos.

Hoje é um monumento nacional no país e funciona como um museu, pertencente a Western Pennsylvania Conservancy.

É considerada como a melhor obra da Arquitetura do país. Segue os princípios da Arquitetura Orgânica que consiste, basicamente, em integrar a edificação aos fatores ambientais do lugar, uso de materiais nativos e o processo de construção leva em conta o ser humano, em primeiro lugar.

05 Espaço de Luz, Ferro e Madeira Vila Tugendhat (Brno, República Checa) de Mies van der Rohe.


Autor Petr1987

É um hino ao espaço e a luz em que se eliminou totalmente os muros por meio da inovadora estrutura de ferro idealizada pelo arquiteto. Não só a estrutura é revolucionária, mas também a ausência de decoração interior tradicional.

Muitas das superfícies funcionais utilizam materiais nobres e naturais como o ônix translúcido que filtra a luz da parede da sala de estar. O mobiliário, desenhado especialmente para a casa, em colaboração com Lully Reich, combina tubos de aço com madeiras raras e e couro.

06 Fantasía oriental - Dar Sebastian (Hammamet, Túnez)


Habib Mhenni

Criada por Wrigt e Elsa Schiaparelli esta fantasia oriental foi criada junto à praia e idealizada pelo milionário romeno George Sebastian entre 1920 e 1932. Seus amplos e atrativo espaços acolheram artistas, celebridades, líderes mundiais para sessões fotográficas.

Resta pouco do mobiliário original e seus luxuosos interiores estão desgastados, mas ainda resta a piscina central e alguns outros itens belíssimos.

07 Um estúdio boêmio na California: Case Study House 8 (Pacific Palisades)


Allan Ferguson

A casa estudio de Charles y Ray Eames de 1949 é típicamente californiana. Simples, localizada em um prado entre eucaliptos, perto de Los Angeles, aberta ao sol e a brisa do mar, é símbolo da missão de democratizar o desenho em meados do Século XX. Inteligentes métodos de construção maximizaram o volume com materiais mínimos, em sua maior parte pré fabricados

08 -Casa Das Canoas (São Conrado, Brasil) de Oscar Niemeyer



lalala

O melhor arquiteto do Brasil desenhou esta casa na selva tropical em 1951.É profundamente moderna e totalmente própria para sua época e lugar.

Ele ignorou a arquitetura de ângulos retos e buscou a inspiração na plasticidade do meio ambiente mais próximo: suas praias brancas, as enormes montanhas, as antigas igrejas barrocas e as belas mulheres bronzeadas.

Seu erotismo tropical é uma desordem de curvas, vazios e incursões surpreendentes na própria paisagem.

09 A casa de cristal com pés -Casa Rose Seidler (Sídney)


Photographer Max Dupain

Harry Seidler, um refugiado austríaco, formado por Breuer e Gropius, fez esta casa para seus pais no final dos anos quarenta.
Encravada entre arbustos, ao Norte de Sidney, a casa de cristal com pés contribuiu para modificar a arquitetura futura da Austrália.

10 Movimento Moderno à japonesa - Casa de Kunio Maekawa (Tokio)



Autor Rs1421

A pioneira casa de Kunio Maekawa hoje faz parte do Museu de Arquitetura ao Ar Livre de Tóqui, é um exemplo maravilhoso do fértil diálogo entre a estética tradicional japonesa e a filosofia do Movimento Modernista Europeu.

Construída em 1942, seu tamanho diminuto e a simplicidade contida e inteligente no uso de colunas interiores remetem ao tempo que passou no estúdio de Le Corbusier, além das restrições de materiais em época de guerra.
O mobiliário original e os objetos pessoais restaurados permanecem ainda.

Fonte:
http://noticias.arq.com.mx/Detalles/21450.html?utm_source=boletin&utm_content=aaa&utm_medium=email&utm_campaign=boletin497#.WMgox_nyvIU

Você gostará também:

Artista cria paisagens com lixo trazido por correntes marítimas de 50 países

Nova York: Primeiro Parque Subterrâneo do Mundo

Eco-City 2020: A cidade subterrânea

Uma Vila que usa apenas barcos e bicicletas para locomoção

De Casa Abandonada para Obra de Arte com 36.000 Flores. Veja a transformação!


Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!