Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

GENTE QUE FAZ: Maria Luiza Puzzi e a COQUIM@ Empresa certificada pela UNESCO

Autor: Regina Motta - Data: 30/08/2018
RSS



É com muito orgulho que apresentamos a nossa parceira Maria Luiza Puzzi que nos fala sobre seu trabalho de renome internacional:


Maria Luiza Puzzi

"Com uma formação em jornalismo, sempre fui uma pesquisadora nata e amante da terra.
Com o espírito de jardineira comecei a cultivar ervas aromáticas e medicinais. Em seguida, passei a me interessar pelo mundo das minhocas e em 1993, lancei o húmus de minhoca dinamizado, utilizando práticas da Agricultura Biodinâmica.
Já nesse universo com produtos que avivam e restauram a saúde da terra, um dia surgiu a ideia de um vaso em fibra de coco.

Com a consciência de que era preciso preservar a Dickisonia sellowiana, planta nativa da Mata Atlântica, dizimada pelo corte indiscriminado, cujo tronco se extraia o antigo e popular xaxim, lancei em 1996, COQUIM®, a primeira linha de produtos em fibra de coco e látex natural do Brasil, como vasos, placas, estacas, mantas, adubos entre outros. Para isso instalamos a fábrica na grande São Paulo.

Procurando sempre atender aos anseios da sociedade na utilização de fibras naturais em substituição aos materiais sintéticos, poluentes e não renováveis, o Coquim passou a ser utilizado em inúmeras aplicações, na arquitetura, construção civil, paisagismo e decoração de ambientes e em vários outros setores.

Em 2012, durante as comemorações da Rio + 20, COQUIM® recebeu o Selo de Origem - Produto Sustentável Mercado Mata Atlântica- RBMA/MAB UNESCO, por sua contribuição na preservação da Dicksonia sellowiana na Mata Atlântica. Atualmente, tem apenas 7% de sua Floresta original.



A placa para painéis verticais é um dos produtos mais procurados pelos paisagistas, arquitetos e decoradores, na aplicação de paredes verdes para a melhoria da qualidade do ar e conforto térmico, com grande benefício para o ambiente urbano.
Temos vários projetos futuros no desenvolvimento de produtos que venham contribuir cada vez mais na substituição de materiais poluentes e não recicláveis.



Para mim "Zelar pelo Meio Ambiente é uma questão de atitude. Se cada cidadão fizer um pouquinho a sua parte, com certeza essa ação irá irradiar para um mundo melhor".


MAIS INFORMAÇÕES SOBRE COQUIM®

O COQUIM® é produto natural, renovável e sustentável. É biodegradável, tem capacidade de absorver a umidade; é leve, tem pH neutro, contém tanino - um fungicida natural e contribui para o desenvolvimento livre e saudável das plantas.



No ano de 2000, a COQUIM® foi uma das oito finalistas do 1º Concurso de Negócios Ambientais da América Latina, promovida pelo programa New Venture Environmental Enterprise Corps, do conceituado World Resources Institute (WRI), sediado em Washington. O Instituto WRI dá apoio a COQUIM®para pesquisas de mercado no exterior assim como pesquisa dos produtos com apoio da Universidade de Washington.

Desde 2005 a COQUIM® participa da mostra VIVA A MATA - mostra de iniciativas em prol da Mata Atlântica, organizada pela Fundação SOS Mata Atlântica, em São Paulo.

A COQUIM® foi a empresa do setor de fibra de coco, no Brasil, selecionada pelo CONSELHO NACIONAL DA RESERVA DA BIOSFERA DA MATA ATLÂNTICA/ MAB UNESCO, (www.rbma.org.br) a integrar o MERCADO MATA ATLÂNTICA, que tem os objetivos voltados para a conservação e desenvolvimento sustentável do Bioma Mata Atlântica.

Em 1998, no primeiro estudo do INSTITUTO DE PESQUISA JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO, o COQUIM foi citado porque substitui o xaxim em processo de extinção, no "Inventário dos Recursos Florestais da Mata Atlântica, a Exploração e Utilização dos Recursos, seus Impactos Sócio - econômicos atuais e Potencial de Manejo Sustentável", realizado pela RESERVA DA BIOSFERA DA MATA ATLÂNTICA, EMBRAPA, CENARGEN, Fundação SOS Mata Atlântica.

Além dos produtos de jardinagem, a COQUIM® fabrica para o setor de construção civil como placas termo - acústicas, filtros industriais e ambientais, mantas para contenção de encostas, biotelhado para telhado verde, indústria calçadista, brindes corporativos, embalagens, estofados, arquitetura e paisagismo, decoração de ambientes e outros.


Essa painel vertical foi executado pela empresa Chácara Santa Clara do RJ,
com as placas Coquim.

Durante as comemorações da Rio+20, em 2012, a COQUIM® recebeu o SELO DE ORIGEM - PRODUTO SUSTENTÁVEL MERCADO MATA ATLÂNTICA - RBMA 2012 / MAB UNESCO. / www.rbma.org.br /.
A COQUIM® também atraiu interesse de diversos órgãos, municipais, estaduais e federais, universidades e ONGS., no Brasil e no exterior como o
WRI- World Resources Institute, Washington- EUA / www.wri.org.



Aqui você pode obter produtos COQUIM
COQUIM

Você gostará também:

FIIB 2018 - Feira Internacional da Irrigação Brasil


Gente que faz: Paisagista Fagner Zanetti: Curso de Jardinagem para crianças, Livro Horta da Lelê


Gente que faz: Suzana de Mello Aleixo e Árvores Brasileiras

Gente que faz: Paisagista Fabio Márquez - Argentina

Entrevista: Paisagista Marisa Lima, GENTE QUE FAZ!



Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!