A planta (N.lowii ) que é típica da ilha de Bornéu é a única do mundo que recolhe dejetos de animais e recicla, transformando-os em uma substância açucarada, consumida pelo Tupaia Montana e outros animais.
Nepenthes lowii Gunung Murud de Jeremiah Harris Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0
O fotográfo capturou o animal alimentando-se da planta e usando o vaso coletor de dejetos que depois são reciclados (Daily Mail)
Aproveitando de um momento único, o fotógrafo conseguiu fotografar, pela primeira vez, uma Tupaia Montana, usando uma planta tanto para sua alimentação, quanto como banheiro.
É uma situação onde todas as partes envolvidas saem ganhando, entre os quais o esquilo. Ele é atraído para a planta, quando sente o "ligeiro odor desagradável", mas de sabor doce, quando exalado, conforme noticiado no Daily Mail.
Esta planta que inicia sua vida como carnívora, larga esta sua função, depois de alguns anos e passa a recolher e reciclar dejetos de animais.
Sua auto-suficiência significa que ela vive em um habitat conhecido por ser pobre em nutrientes. Tornou-se uma das máquinas de reciclagem da natureza, proporcionando o melhor que os animais das montanhas precisam. Uma demonstração de "inteligência vegetal", assim como outra planta cujas flores acenam para os insetos, a fim de atrair agentes polinizadores.
Uma lição que poderia ser aprendida por cada nação, que está em desvantagem no quesito reciclagem.
Um estudo recentemente publicado fornece evidências de que esta planta de jarro incomum, Nepenthes lowii, deriva a sua nutrição a partir do excremento do Tupaia Mountain. Os animais são atraídos para a planta pela abundante secreção de néctar e, inevitavelmente, deixam seus excrementos na jarros que são concebidos como um receptáculo WC natural.
Sobre Jackson Rubem Sou um escritor/jornalista com alguns livros publicados. Sou também editor e de alguma forma ajudo outros a publicarem seus livros. Além disso, edito um jornal infanto-juvenil, impresso e online intitulado O Brasileirinho. http://www.obrasileirinho.com.br
Leia também:
Gigantes da natureza: conheça as maiores árvores do mundo!
Gigantes da natureza:conheça as maiores flores do mundo
|