B]uenos Aires é uma belíssima cidade verde! Suas amplas avenidas e ruas são arborizadas e admirar a beleza de suas árvores é um encanto à parte.
wikimedia
Visitamos o El Rosedal, que fica localizado no bairro de Palermo, e faz parte do complexo do Parque Tres de Febrero na capital argentina. Tem por volta de 3.400 m² de área, tendo sido inaugurado em 24/11/1914. É impossível descrever a toda a beleza deste Jardim e de todos os parques e praças.
wikimedia
Suas principais atrações são: O Jardim dos Poetas, que exibe bustos que lembram importantes escritores de diferentes países; o Pátio Andaluz (construído em 1929); um Pergolado, coberto de rosas trepadeiras, que culmina na obra escultórica de Emile Peynot Ofrenda Floral a Sarmiento e a Ponte, construída de madeira de frente para o lago, projetada pelo engenheiro agrônomo Benito Carrasco em 1914.
wikipedia
O Jardim de Rosas com seus diferentes canteiros, é o coração do parque, onde na primavera florescem de 12.000 a 18.000 rosas, divididas em 1.189 espécies. Há bebedouros e sanitários, que estavam limpos e bem cuidados no dia da visita.
wikimedia
Localiza-se no interior do El Rosedal, o Museu Eduardo Sívori (Rua Infanta Isabel, 555), o mais antigo da cidade. Possui um patrimônio de mais de quatro mil e quinhentas obras de arte argentina, tais como, esculturas, tapetes e importantes coleções de desenho.
wikimedia
História do Parque de Palermo
Em 11 de novembro de 1875, por iniciativa do presidente Domingo F. Sarmiento, foi inaugurado o parque Tres de Febrero (data da Batalha de Caseros), onde está inserido El Rosedal. O projeto original esteve a cargo dos arquitetos Ernesto Oldendorf, Fernando Mauduit e Jordan Wysocky, e foi finalizado em 1876 pelo arquiteto Júlio Dormal. As ampliações posteriores (entre 1892 e 1913) estiveram a cargo do paisagista Carlos Thays.
Foi Joaquin Anchorena, prefeito de Buenos Aires entre 1910 e 1914, que promoveu a idéia de criar um jardim de rosas no parque. Benito Carrasco, discípulo de Thays, e que foi chefe do Departamento de Parques, construiu El Rosedal numa área de 3,4 hectares, atualmente localizada entre as avenidas Infanta Isabel, Iraola e Presidente Pedro Montt. Neste local foram colocadas bandeiras das províncias durante o desenvolvimento da Exposição Industrial de 1910.
O trabalho foi concluído entre 05 de maio e 22 de novembro de 1914. Naquela ocasião, 14.650 rosas foram plantadas, abrangendo diversas espécies. Colocou-se um pergolado em estilo grego, que faz fronteira com o lago, um coreto e um cais.
El Rosedal foi inaugurado oficialmente em 24 de novembro de 1914. Em 1920, anexou-se um jardim andaluz, projetado por Eugenio Carrasco, irmão de Benito e sucessor no Departamento de Parques.
Em 1929 acrescentou-se ao jardim um Pátio Andaluz, presenteado pela prefeitura da cidade de Sevilha na Espanha. Em 1994, com o apoio da empresa YPF, iniciarem-se obras de restauro, que levaram 2 anos para torná-lo o mais parecido possível, quando de sua inauguração em 1914.
Em 2008, houve uma parceria com empresa Repsol YPF, sendo implantadas 5.000 rosas novas. Especialistas em restauro trabalharam nos monumentos e ornamentos. Instalou-se um sistema de aspersão que foi adaptado para as novas necessidades hídricas do local, a iluminação e as 5 fontes foram restauradas, bancos foram substituídos e melhoradas as cercas do perímetro.
Você gostará também:
Edward James e o Jardim do Eden
O Jardim Botânico de Awaji, Japão,
Floresta vertical em Milão: exemplo de tecnologia sustentável
Paisagismo: Parque Sitiê: Primeira Agro- Floresta do Rio de Janeiro
Plantas ornamentais: As glicínias do Ashikaga Flower Park, no Japão
Jardim Botânico da Madeira - Portugal
A fantástica floresta de Yakushima - Patrimonio da Humanidade
Os jardins ingleses
|