Os jardins de borboletas não são muito complicados, e são extremamente compensadores. Logo depois de plantar você começará a ver borboletas com mais freqüência - borboletas podem detectar alimento a quilômetros de distância. Uma vez que elas saibam que podem contar com o seu jardim para lhes fornecer uma fonte de néctar e um lugar para colocar seus ovos, elas provavelmente ficarão por perto. Muitas borboletas passam suas vidas inteiras em uma mesma área, assim você pode assistir uma borboleta completar seu ciclo inteiro de vida no seu próprio quintal.
Para começar, descubra quais são as borboletas mais comuns em sua região, fotografe-as e identifique-as pela internet em sites de que se dedicam ao assunto.
Plantas que atraem borboletas:
Estrela-do-egito
Lantana - Lantana camara
Penta - Penta lanceolata
Buddleja (Arbusto de borboleta)
Floração do arbusto de borboleta Plantas do gênero Buddleia, comumente conhecidas como arbustos de borboleta, são escolhas populares em jardins de borboletas por uma razão óbvia: elas são imãs para borboletas. Esse arbusto colorido é especialmente resistente. Ele tolera poluição e solo abaixo do ideal, além de crescer muito rapidamente. É semi-perene em climas mais quentes e normalmente atinge alturas de 1,8 a 3,7 metros e larguras de 1,2 a 4,6 metros. Suas flores de 0,30 a 0,61-metro lilases podem facilmente suportar até as maiores borboletas
Asclépia-do-brejo - Também serve como hospedeira para as lagartas da monarca. Se houver borboletas monarca em sua região, elas são fáceis de atrair.
As Asclepias incarnata são plantas excelentes para elas. Monarcas são fascinantes, pois seus padrões migratórios contam uma das maiores histórias da natureza.
Margaridas - São perenes e as borboletas adoram.
Zínia - Atraem muitas borboletas, e as plantas altas são especialmente preferidas. Elas são anuais e fáceis de cultivar a partir da semente.
Heliotrópio - atrai várias borboletas e chega a até 60 cm de altura, podendo ser plantada em vaso. É perene em climas amenos.
Salsa - Atrai as Cauda-de-andorinha.
Borboletas às vezes comem mais que néctar de flores. Elas podem se alimentar de frutas maduras, seiva de árvore e até mesmo de carniça e estrume. Você pode criar néctar feito em casa seguindo um processo conhecido como açucarar, que produz algo que, à primeira vista, parece uma mistura servida em um bar. O açucarar envolve a combinação de uma lata de cerveja, 450 g de açúcar, meia xícara de melado escuro e algumas frutas bem maduras (e talvez um pouquinho de rum) batidos em um liquidificador (deixe a mistura engrossar até uma consistência que possa ser espalhada). Depois de deixar a mistura fermentar por um dia, espalhe-a em troncos de árvores ou postes, ou coloque em uma vasilha em superfície plana e depois espere as borboletas chegarem.
Plantar o Jardim
Prepare o solo, escolha um lugar ensolarado, onde haja alguma proteção quanto ao excesso de vento. A proteção pode ser feita com arbustos ou mesmo um muro. Assegure-se de que está plantando em uma área com drenagem adequada para que não se formem enormes poças quando chover, o que poderia ameaçar as plantas, bem como as borboletas e as lagartas. Lembre-se que flores agrupadas são mais atrativas para as borboletas e, lembre-se também de que pesticidas nunca devem ser usados.
Você encontra fornecedores destas e outras plantas aqui: Paisagismo Digital. Pesquise pelo nome popular ou científico, clique na foto e verá os fornecedores, marque os que lhe interessam e mande uma mensagem para eles.
Você gostará também:
Conheça plantas que atraem beija-flores
A vida secreta das flores- vídeo Floração
A vida secreta das flores - viajando vídeo
Jardins terapêuticos- um agradável recurso de cura
A energia das plantas
A fecundação das plantas: imagens fantásticas do pólen
Gigantes da natureza: conheça as maiores flores do mundo
|