Como dizia o poeta das coisas simples, Mário Quintana, "o segredo é não correr atrás das borboletas. É cuidar do jardim para que elas venham até você". Mais do que um conselho nas entrelinhas, o recado também pode ser aproveitado ao "pé da letra". Afinal, estar ligado às coisas da terra, à natureza, faz bem à mente e ao espírito. Árvores, plantas e flores podem enfeitar o ambiente e, conseqüentemente, a vida.
A combinação de várias espécies de plantas é sempre uma boa escolha, desde que se observe as necessidades de sol e água para que se desenvolvam bem. Não é possível misturar plantas com necessidades muito distintas, sempre alguma delas irá sofrer. A preocupação também deve ser estendida às combinações das cores. Nem sempre cores diversas formam um conjunto agradável. Você pode usar combinações analógicas ou complementares.
A forma das plantas também deve ser pensada. Combinar as formas ajuda a dar harmonia à paisagem. Use e abuse da variação, mas respeite o bom senso das alturas, pra que uma não sombreie demais a outra. Tire proveito do balanço das folhas moles e bem humoradas dos capins. Assim como da elegância de uma topiaria, bem podada, dando um ar de cuidado ao jardim. Na escolha das plantas para um jardim bem planejado, a época de floração deve ser pensada, Fazendo isso você poderá desfrutar de uma bela paisagem o ano todo e melhor ainda, renovada, com cores diferentes, formas de flores diferentes.
Caminhos do jardim - Imponha limites ao jardim, pisos bem demarcados, ajudam na composição da paisagem, mais do que se imagina. Linhas tortas, mal desenhadas, desequilibram o jardim e aquilo que era pra deixá-lo mais bonito, acaba atrapalhando.
Há que se observar a região onde você vive, já que no Brasil a variação de climas é muito grande. Algumas sugestões:
Algumas flores do verão: gerânio, dália, flor de chagas, coleus, zinias, vinca.
Dahlia pinnata, Dália
Tropaeolum majus, Chagas, Capuchinha
Catharanthus roseus, vinca, boa noite, malva rosa
Pelargonium, gerânio
Outono, inverno: Tagetes, Sálvia, Cravina, Beijinho, Petúnia, Begônia, Verbena, amor-perfeito, boca de leão, ciclamen.
Viola, amor perfeito
Antirrhinum majus, boca-de-leão
Cyclamen persicum
Primavera: jasmim, o manacá e a buganvília que são arbustos, rosa, girassol, margaridinha, orquídea, jasmim, hortênsia, helicônia, alamanda, clívia, gérbera, hibisco, gazânia, jasmim-estrela, lágrima-de-cristo, boca-de-leão, crisântemo, frésia, estefânia, narciso, violeta, dama-da-noite.
Bougainvillea, primavera
Argiranthemum, margarida
Hibiscus, hibisco
Rosa
FOLHAGENS
As plantas que têm belas folhas também são capazes de embelezar os ambientes com suas diferentes cores, texturas e formatos. Folhagens que vivem em vasos no chão, pendentes ou em canteiros no jardim contribuem para criar pontos "verdes" exuberantes em qualquer espaço.
Rabo de burro - nome científico: Sedum morganianum. O rabo de burro é uma espécie pertencente à família das suculentas pendentes (ou decíduas) e, por isso, fica muito bem em vasos altos ou suspensos. No calor molhe a terra uma vez por semana, evitando aguar as folhas e, em épocas mais úmidas, baixe a frequência para apenas uma vez por mês. Cultive-o a pleno sol ou meia-sombra, em solo fértil e drenável. A planta é bem tolerante ao frio, porém não suporta geadas. Dinheiro em penca - nome científico: Callisia repens. Esta espécie delicada e ornamental pode chegar a 15 cm. procure mantê-la próxima à janela, mas nunca exposta diretamente ao sol (ou suas folhas podem queimar). No entanto, a falta dos raios solares "esvazia" a planta, deixando galhos e terra a mostra. Regue a cada dois dias, mas sem encharcar o solo, e use adubo orgânico (húmus) de dois em dois meses Babosa - nome cientifico: Aloe vera. É uma planta suculenta que alcança de 60 a 90 cm de altura, possui folhas com espinhos nas extremidades e gera inflorescência vermelha ou laranja com valor ornamental. Muito utilizada na medicina popular por ser cicatrizante, a babosa se desenvolve melhor a sol pleno e em jardins de pedras, porém pode ser cultivada isoladamente. Tolerante a solos com baixa fertilidade, tem reprodução através de brotos Lírio da paz - nome científico: Spathiphyllum wallisii. O lírio da paz tem folhagem vistosa e é fácil de cultivar. O vegetal gosta de local quente e úmido e precisa de luz natural indireta. Para que ele se desenvolva bem, regue duas vezes por semana no verão, e uma no inverno, sem excesso de água. O solo deve ser bem drenado Musgo tapete - nome científico: Selaginella kraussiana. Esta planta rasteira da mesma família das samambaias possui folhagem delicada, ideal para arranjos. Ao cultivá-la, regue duas vezes por semana no verão e uma no inverno, mas sem excesso de água. E atenção: aloque-a em espaços sombreados.
Árvores - Se o seu jardim tem espaço, árvores são sempre bem vindas! Escolha uma espécie nativa, por favor! Procure se informar de seu porte, lembre-se ela vai crescer!. Muito cuidado com a sua escolha, mas não deixe de plantar uma, pelo menos uma vez na vida. Faz parte da realização do ser humano!
Hortas - É muito interessante ter uma horta, até mesmo no jardim! Mas lembre-se todas essas plantas, especialmente as verduras, irão precisar de sol boa parte do dia. Portanto se a idéia é ter essas plantas especiais em casa, escolha o lugar mais ao sol que tiver e lembre-se, se tiver cachorro em casa, mantenha esse espaço isolado!
Dicas muito importantes:
1 - Se você não quer ou não tem tempo para projetar e fazer o seu jardim, pode encontrar aqui um profissional, em qualquer estado do Brasil, com técnica e conhecimento para realizar seu sonho. Profissionais de paisagismo
2 - Para encontrar mudas de plantas em todo o Brasil, faça assim: Entre em Paisagismo Digital. Pesquise nas listagens ou digite o nome popular ou científico na caixa de pesquisa e marque planta, ou mobiliário, ou insumo. Clique e vai encontrar a foto e o nome científico. Clique na foto e vai encontrar todas as informações sobre a planta ou o produto, inclusive quem vende em todo o Brasil. Marque o nome do fornecedor para enviar-lhe um e-mail.
Você gostará também de:
Beleza e praticidade do jardim Vertical Plantas ornamentais: Íris, a mensageira dos deuses Plantas ornamentais: Orquídea Cattleya - Grupo 1 Plantas ornamentais: Begônia Formigas no jardim: Plantas companheiras ou repelentes O curioso jardim dos venenos de Alnwick Garden Criaturas benéficas para as plantas de jardim e paisagismo Plantas - quem ama, cuida Jardim pré-histórico Jardim - Como plantar com sucesso Por que jardim? Um pouco de história
|