Elemento de grande importância e beleza cênica, as árvores são conhecidas por serem detentoras de grande porte. Mas há aquelas que superam todas as nossas expectativas com seus tamanho que nos deixam sentindo seres minúsculos. Conheça agora algum desses gigantes seres do nosso planeta.
As maiores árvores existentes são as sequóias, originárias da Califórnia, nos Estados Unidos, onde há árvores com idade de até 4.000 anos, o que as tornam os seres mais antigos ainda vivos na Terra. E a recordista número 1 pertence à espécie Sequoiadendron giganteum, um de seus exemplares conhecido como General Sherman é a maior árvore do mundo em termos de volume, com seus 84 metros de altura e em torno de 11 metros de diâmetro na base do tronco, estima-se que possa pesar 6.100 toneladas e 1.500 metros cúbicos de volume. Este exemplar encontra-se preservado no Parque Nacional de Sequóias, na Califórnia, Estados Unidos.
Exemplar de Sequoiadendron giganteum, conhecida como General Sherman é a maior árvore do mundo
Fonte: By Jim Bahn - Sherman Tree, CC BY 2.0, w/index.php?curid=10534735
Outra sequóia notável é conhecida como Hyperion, pertence a espécie Sequoia sempervirens, e recebe o título de árvore mais alta da Terra com 115,55 m de altura, o equivalente a três estátuas do Cristo Redentor empilhadas ou a um prédio de 38 andares! Depois dela, a árvore mais alta é o Pinheiro-do-Oregon (Pseudotsuga menziesii), que tem registro de exemplar de 99,4 metros e é encontrado na costa do México até o Alasca.
Sequoia sempervirens File:Sequoia_sempervirens_in_Melbourne.jpg
Há ainda registros de que a árvore mais alta já medida trata-se de um eucalipto na cidade de Watts River, na Austrália. Ela não existe mais, mas chegou a uma altura de 132,6 metros quando foi medida em 1872, o equivalente a um prédio de 40 andares e estima-se tenha atingido os 150 metros.
Mas também temos recordistas no Brasil, temos o maior cajueiro do mundo, também conhecido como cajueiro de Pirangi localizado no estado do Rio Grande do Norte. O record não é devido a altura mas sim a área ocupada pelo pé de caju, que é de aproximadamente 8500 m², com um perímetro de aproximadamente 500 m e produz cerca de oitenta mil cajus por ano! Conta a história que o cajueiro foi plantado em 1888 por um pescador, e que este mesmo pescador morreu, com 93 anos de idade, sob as sombras do cajueiro. É explicado que este cajueiro cresceu nestas proporções devido a duas anomalias genéticas, a primeira é o fato de seus galhos crescerem para os lados, e com o tempo curvam-se para baixo, devido ao proprio peso, e alcançam o solo, é quando acontece a segunda anomalia, pois ao tocar o solo, os galhos criam raízes e passam a crescer novamente como se fossem troncos de uma outra árvore, por isso seu grande crescimento em extensão.
cajueiro de Pirangi File:Maior_cajueiro_do_mundo_visto_por_cima_no_Rio_Grande_do_Norte..JPG
No Brasil também temos árvores imensas e de grande beleza, como por exemplo os jequitibás, que possuem registro de indivíduos com 60 metros de altura. No Parque Estadual do Vassununga, em Santa Rita do Passa Quatro, Estado de São Paulo, encontram-se alguns dos maiores exemplares de jequitibá conhecidos. Um desses é um jequitibá-rosa de 3.000 anos, chamado por alguns de Patriarca da Floresta, mede 49 metros de altura e tem uma circunferência de 16 metros, ou seja, são necessárias 10 pessoas de mãos dadas para dar a volta em seu tronco. Há ainda a samaúma, a gigante da Amazonia, que em média mede 45 metros, mas que pode alcançar 60-70 metros de altura. Além dessas espécies ainda temos jatobás (aprox. 45m), sapucaias e angelins (aprox. 50 m), que também se impõem com uma grande beleza.
Jequitibá-rosa no Parque Estadual do Vassununga, SP Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki
A lista de árvores de grande porte no Brasil e no mundo não pára por aqui e vai muito além dessas espécies citadas. No meio de uma imensa biodiversidade há muitos gigantes e cabe a todos nós um pouco da responsabilidade de preservarmos os ecossistemas em que elas vivem para que elas possam continuar a crescer e nos surpreender com suas fascinantes grandezas.
Leia também: Gigantes da natureza: Conheça as maiores flores do mundo
|