Na matéria anterior "Como as plantas atraem os animais" você descobriu como são as flores que atraem besouros, borboletas e mariposas. Agora você vai conhecer aquelas que atraem beija-flores e outros pássaros.
Além das cores das plantas o seu jardim pode ganhar ainda mais vida com o movimento e o canto dos pássaros que elas são capazes de atrair. Para tanto, escolha espécies capazes de fornecer alimento, abrigo e material para construção dos ninhos. Além de deixar o jardim mais bonito e harmônico com o ambiente natural, você ainda estará contribuindo com a perpetuação de várias espécies na natureza, prevenindo-as das ameaças provocada pela perda das florestas.
Diversas espécies de aves visitam flores regularmente para se alimentar de néctar, partes florais e insetos que vivem nas flores. Para atraí-las, as flores despertam nelas um dos seus principais sentidos: a visão. Aves possuem uma boa visão de cores, que é inclusive parecida com a nossa. Por isso b]as flores que atraem aves são coloridas, geralmente vermelhas ou amarelas/b]. Além disso, têm pouco ou nenhum cheiro já que o olfato das aves é pouco desenvolvido. São flores tipicamente grandes ou estão em grandes inflorescências, para que assim chamem bastante atenção visual das aves e também para que possam reter grandes quantidades de néctar. Isto porque, afinal, é atrás de alimento que elas vão até as flores e, sem perceber, acabam saindo carregadas de pólen, e quando vão visitar outra flor realizam a polinização. Pois é, as flores não gastam energia fornecendo comida de graça, elas atraem as aves para que através dela seja realizada a polinização. No final todos saem ganhando!
Para guardar o néctar das aves, que é um alimento altamente energético, as flores o mantém em tubos ou outras estruturas não acessíveis a animais menores como abelhas pequenas ou besouros. O néctar de uma única flor já seria o suficiente para estes pequenos animais se alimentarem. Assim, eles não buscariam alimento em outras flores e consequentemente não fariam à polinização. Isso porque flores especializadas em serem polinizadas por aves possuem o néctar com alta quantidade energética já que as aves possuem grande metabolismo.
Dessa forma, são exemplos de flores que atraem principalmente beija-flores:
Fucsia
abutilon(Abutilon sp.), brinco-de-princesa (Fuchsia hybrida),
helicônia (Heliconia sp.), hibisco (Hibiscus rosa-sinensis), madressilva(Lonicera japonica), malvaviscus (Malvaviscus arboreus), camarão-amarelo (Pachystachys lutea), camarão-vermelho (Justicia brandegeana), flor-de-coral (russelia equisetiformis), ave-do-paraíso (strelitzia reginae, strelitzia juncea), tumbérgia (thunbergia erecta,thunbergia grandiflora), sapatinho-de-judia (thunbergia mysorensis).
para atrair outras aves, além dos beija-flores, uma das estratégias é fornecer alimento através de espécies que possui frutos com a polpa comestível como:
ameixa-amarela (Eriobotrya japonica), romãzeira (Punica granatum), pitangueira (Eugenia uniflora), jabuticabeira (Myrciaria cauliflora), mamão (Carica papaya), palmito (Euterpe edulis).
Outra opção é plantar espécies que fornecem sementes que elas gostam: canelas (ex.: Ocotea elegans), cássia (ex.:Cassia javanica), cedro (Cedrela fissilis), inga (Inga uruguensis), quaresmeiras (Tibouchina granulosa, Tibouchina mutabilis), pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia).
Ou ainda, para oferecer material para construção de ninho recomenda-se plantar: agaves, fórmio, bromélias, bambus. E se você deseja que elas fiquem permanentemente no local, escolha espécies onde as aves gostam de construir ninhos:
T:Washingtônia , Palmeira-washingtônia;]
árvores como o jacarandá-mimoso, pata-de-vaca, tipuana. Palmeiras, que além de abrigo também fornece material para o ninho: palmeiras-jerivá (Syagrus picrophylla), (Syagrus romanzoffiana), palmeira-imperial (Roystonea oleracea), palmeira-real (Roystonea regia), palmeiras com folhas em leque, como por exemplo, palmeira-de-leque-da-china (Livistona chinensis),
palmeira-washingtônia (Washingtonia robusta).
Além dessas, Euphorbia pulcherrima, Eucalyptus, algumas espécies de maracujá de flores vermelhas e muitas espécies de cactos, bananeiras e orquídeas, também servem para atrair os pássaros. E as paineiras (ex:Chorisia speciosa) que oferecem local e fibra para construção de ninho, além das sementes como alimento.
Estes são apenas alguns exemplos de inúmeras espécies que podem ser plantadas. Para a escolha certa, leve em consideração as condições ambientais, a vegetação nativa de sua região e a diversidade de animais que cercam aquele ambiente. Assim você estará ajudando na conservação das espécies e protegendo a flora e a fauna brasileira.
Leia também:
*Como as plantas atraem os animais
*As plantas também sabem se defender sozinhas!
*Do sexo das plantas ao fruto
|